ADORO ME EXIBIR ÀS PESSOAS

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, CÃES, COMPORTAMENTO.

Essa forma de comportamento é resultado tanto de hormônios como de aprendizado. Apenas os machos se exibem, e em geral quando excitados. É uma atividade adolescente normal, mas alguns cães gostam tanto de fazê-lo que continuam a se expor mesmo em idade avançada.

Um dos subprodutos da domesticação é que um cão chega à maturidade sexual bem antes de estar emocionalmente maduro. Os lobos alcançam ambas ao mesmo tempo, por volta de dois anos, enquanto os cães tornam-se emocionalmente adultos nessa idade mas sexualmente ativos cerca de um ano antes. Esses jovenzinhos de repente encontram um apêndice, que servia apenas para uma finalidade mas que agora tem outros usos; eles não sabem exatamente quais, então experimentam.

A maioria desses cães nunca teve oportunidade de ver − e o que dirá cheirar − uma fêmea no cio. Então, na ausência de fêmeas, as pessoas podem ser bem excitantes. Os humanos gostam de tocar os cães e de brincar com eles, não percebendo que o toque e a brincadeira são parte essencial e excitante das preliminares sexuais caninas normais. O acasalamento normal é sempre precedido por um pedido tão insistente da fêmea ao macho, que algumas vezes ela até monta nele. Se um cão jovem acha que brincar com as pessoas é sexualmente estimulante, isso muito facilmente se tornará um comportamento aprendido que se autoperpetua. A maioria dos cães exibe-se menos quando atinge a maturidade emocional.

* Fonte: 100 Perguntas Que Seu Cão Faria ao Veterinário (se ele pudesse falar…), de Bruce Fogle.

* Foto: Saude.abril.com.br.

Compartilhe