LÍDER DA MATILHA COM AS PESSOAS

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, CÃES, COMPORTAMENTO.

4Mesmo o cão mais fraco e insignificante pode se tornar líder da matilha com humanos, pois as pessoas são muito fáceis de serem derrotadas. Elas muitas vezes não percebem os primeiros sinais da tentativa de um cão para se tornar líder da matilha. Acham uma gracinha quando o filhotinho rosna para os outros. Prestam pouca atenção quando ele desobedece pela primeira vez uma ordem de “venha” e continua, inabalável, aquilo que está fazendo. Oferecem imediatamente outra coisa quando ele se recusa a comer o que lhe foi dado.

A liderança da matilha pode ser conseguida sem mostrar agressividade aberta. Cães pequenos, por exemplo, podem importunar até serem pegos, podem escolher pular nos móveis ou mesmo rastejar por baixo das cobertas na cama das pessoas. Ao fazer essas coisas, passam a ser os donos da situação. Por terem aparência delicada, nem se percebe que esses cães chefiam de maneira dissimulada, mas a estratégia é tão bem-sucedida que algumas pessoas mudam drasticamente seu estilo de vida, contratando pessoas para levá-los passear à noite e evitando os feriados para que seus cães não precisem se alojar em canis.

Como animais de matilha, todos os cães sentem-se mais confortáveis sabendo que lugar ocupam na hierarquia da matilha. Apesar do sexo, tamanho e raça serem fatores importantes, qualquer cão tem potencial para se tornar líder da matilha. As pessoas muitas vezes estão psicologicamente preparadas para defender suas posições de liderança com candidatos óbvios, como um musculoso macho akita, mas baixam a guarda quando confrontados com alguns provocadores de menor porte.

* Fonte: 100 Perguntas Que Seu Cão Faria ao Veterinário (se ele pudesse falar…), de Bruce Fogle.

* Foto: Garantearariboia.com.br.

Compartilhe

You must be logged in to post a comment. Log in