CÃO COM MEDO DE PESSOAS

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, CÃES, COMPORTAMENTO.

O medo é em parte herdado e em parte aprendido, mas é uma reação firmemente estabelecida na época em que um filhote tem poucos meses de idade. Se um cão tem medo de todas as pessoas, precisa da domesticação tranquila de várias pessoas para que consiga vencer sua ansiedade geral. Se apenas uma pessoa for responsável pelo novo treinamento, ele perderá o medo daquela pessoa, mas continuará temendo as outras.

Infelizmente, um cão que não foi acarinhado por pessoas quando ainda era filhote, terá sempre medo das pessoas em geral. Há muito pouco que se possa fazer. Se o medo foi aprendido através de abuso humano, as pessoas a princípio devem evitar contato físico e contato olho-no-olho com ele. Quando estiver com fome, deve-se falar com ele calma e suavemente, oferecer-lhe comida com frequência e acostumá-lo á presença de humanos bondosos. Se ele presenciar outros cães desfrutando da companhia humana, tanto melhor: à medida que seu medo diminuir e ele começar a considerá-los como líderes e provedores, seu ciúme aumentará quando ele observar outros cães alegres com o agrado físico. Ele exigirá sua parte de atenção.

Depois de algum tempo, pode-se estabelecer um contato olho-no-olho. As pessoas devem permanecer com o cão enquanto ele come e devem continuar dizendo palavras carinhosas. A comida é uma recompensa tão poderosa, que, para ganhá-la, o cão medroso pode até aprender a “sentar” quando receber essa ordem. O cão logo chegará mais perto voluntariamente e permitirá que o agradem. Esse é o obstáculo final. Se várias pessoas estiverem envolvidas na redução do medo, ele perceberá mais rapidamente que os humanos não são tão assustadores como um dia ele imaginou.

* Fonte: 100 Perguntas Que Seu Cão Faria ao Veterinário (se ele pudesse falar…), de Bruce Fogle.

* Foto: You Tube.

Compartilhe