COMO POSSO EXPLICAR ÀS PESSOAS QUE TENHO DOR DE DENTE?

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, COMPORTAMENTO, GATOS.

Quando os cães deixam cair comida da boca, mastigam só de um lado ou pedem comida mas não comem, podem estar com dor de dente. Bater na cara com as patas e geralmente parecer infeliz são outros sinais possíveis. A maioria dos cães é estoica em relação à dor de dente, e como a comida é tão importante, eles a engolem como se não houvesse nada errado. A consequência é que o sofrimento pode continuar por um tempo consideravelmente grande antes que a pessoa perceba.

Dor de dente é muito mais comum do que as pessoas imaginam. Como os cães são mastigadores inveterados, há um elevado risco de que em algum momento de sua existência tenha uma fratura ou lasca em um dente. Se a polpa ficar exposta, as bactérias entrarão até o canal que conduz à raiz, produzindo um abscesso. Muitas vezes não há sinais externos de prejuízo, e estes abscessos de raiz só aparecem em raios X dentários.

Mau hálito é um sinal mais óbvio de doença de gengiva, embora não signifique necessariamente que haja dor envolvida. O mesmo se aplica aos cálculos dentários, que podem criar uma predisposição à infecção, mas apenas sua presença não significa dor. Dor de dente só pode ser tratada indo à raiz − com perdão do trocadilho − do problema. Isso em geral significa remoção do dente atingido, apesar de não haver razão alguma para não salvar um dente, tratando o canal. Muitos veterinários têm equipamento e experiência para realizar este procedimento dentário.

* Fonte: 100 Perguntas que seu cão faria ao Veterinário (se ele pudesse falar…), de Bruce Fogle.

* Foto: pixabay.com.

Compartilhe