GOSTO DE PESSOAS, MAS NÃO GOSTO DE MINHA PRÓPRIA ESPÉCIE

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, CÃES, COMPORTAMENTO.

gosto-de-pessoasAs pessoas quase sempre adquirem cães quando os filhotes têm por volta de oito semanas e então os encarceram em ambientes sem cães durante os meses seguintes, ao longo dos quais são vacinados contra doenças infecciosas. Infelizmente estes são os meses mais importantes da vida inteira do cachorro, pois é durante essa época que ele adquire conhecimentos importantes sobre o mundo em seu redor.

Entre a oitava e a décima segunda semana, um cão aprende as regras sociais básicas. Mais importante ainda: ele aprende a forma certa e a errada de travar conhecimento com outros cães. Se, por exemplo, ele passa certo tempo com sua mãe e a irrita, ela o morde de forma vigorosa mas abrandada, e ele aprende que há limites para a impetuosidade. Na ausência de contato canino durante esse período crítico de socialização, é provável que ele se esqueça do que aprendeu com sua ninhada e em vez disso aprenda a comportar-se socialmente apenas com os humanos.

Todo cão sensato deve aprender sobre a cultura humana, mas ao mesmo tempo precisa saber o máximo possível como travar conhecimento com outros cães, se for desfrutar de companhia canina. Isso significa que, mesmo antes de estarem totalmente vacinados, os filhotes devem continuar a se encontrar com outros cães sadios. Se isso for feito, o filhote crescerá com facilidade, tanto entre humanos como entre outros cães.

* Fonte: 100 Perguntas Que Seu Cão Faria ao Veterinário (se ele pudesse falar…), de Bruce Fogle.

* Foto: Caesonline.com.

Compartilhe