ADORO DOMINAR AS PESSOAS

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, CÃES, COMPORTAMENTO.

4Os cães conseguem dominar as pessoas enquanto elas quiserem, e isso algumas vezes significa a vida inteira do cão. Algumas pessoas são emocionalmente dependentes de seus cães e portanto fáceis de serem derrotadas. Outras simplesmente não entendem o comportamento canino, e antes que percebam já se tornaram massa de modelar nas patas do cão.

Pessoas emocionalmente dependentes são as mais fáceis de serem dominadas. Pelas mais diversas razões, essas pessoas fazem do cão seu maior investimento emocional. Em troca, permitem que seus companheiros caninos tornem-se verdadeiros líderes da matilha¹: exigem comida, são seletivos com o que comem, escolhem quando, onde e com quem dormem, guardam e protegem sua casa das visitas e impedem qualquer forma de toalete não solicitada.

Outros cães conseguem ter as mesmas atividades de dominação, não porque seus donos sejam emocionalmente dependentes, mas porque não entendem as sutilezas do comportamento canino. Um cão pode ter sucesso sendo dominador apenas enquanto essas pessoas continuam ignorantes e iludidas em relação ao seu comportamento. Assim que compreenderem o que o cão está realmente fazendo, se retirarem todos os privilégios caninos – não permitindo mais que ele pegue alguma coisa a troco de nada, mandando-o sentar antes de comer e antes de ser acariciado e mandando-o deitar para ser penteado –, os humanos assumirão a liderança da matilha e a dominação canina terminará.

* 1: Leia “Líder da Matilha Com as Pessoas”.

* Fonte: 100 Perguntas Que Seu Cão Faria ao Veterinário (se ele pudesse falar…), de Bruce Fogle.

* Foto: Blog.meuamigopet.com.br.

Compartilhe