COLÉGIO ESTADUAL DE PATOS DE MINAS − MEMÓRIAS DE SUA CRIAÇÃO

Postado por e arquivado em CAPAS DE LIVROS SOBRE A NOSSA HISTÓRIA.

Resultado de muita pesquisa, paciência, perspicácia, prazer, além de bom humor e inovação metodológica, é o que poderíamos dizer deste livro magistral sobre a gênese e a formação do Colégio Estadual Prof. Zama Maciel. A leitora ou o leitor imbuído de preconceitos pensará que se trata de mais uma obra enfadonha sobre a história de um educandário do interior de Minas, com suas leis, seus regimentos, seus professores, seus diretores etc. Isso não faltou. Mas, calma! Pois esta densa obra do Prof. Altamir Fernandes, o Altamirinho, traz em suas páginas muito mais do que isso. (Da “orelha do livro” de José Eduardo de Oliveira).

Como o autor confessa, o livro é a resposta a um desafio lançado pelo padre Almir Neves de Medeiros, um dos “personagens” da obra, qual seja, a de “se entender as nuances em que se deu a criação do Colégio Municipal de Patos de Minas, em 1959”. (Do Prefácio de Agenor Gonzaga).

Altamir Fernandes de Souza (56 anos), o Altamirinho, estudou no Colégio Estadual Prof. Zama Maciel, da 5.ª série ao 3.º ano científico. Formou-se, em 1985, em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Patos de Minas (FAFIPA), onde cursou pós-graduação em História do Brasil, História Moderna e Contemporânea, Sociologia e Literatura Brasileira. A partir de 1986, tornou-se professor da FAFIPA e do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). (Da Apresentação de Marcos Antônio Caixeta Rass.)

Capa e projeto gráfico: Luís André Nepomuceno.
Foto da capa: Inauguração do Colégio Municipal em 1960. Autor desconhecido.
Foto da contracapa: Formatura da segunda turma do curso científico do Colégio Municipal de Patos de Minas em 1964. Acervo: Elisa Nogueira.
Revisão:Geovane Fernandes Caixeta.

* Texto e foto: Eitel Teixeira Dannemann.

Compartilhe