DEPRESSÃO FELINA

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, DOENÇAS, GATOS.

Embora os sinais clínicos da depressão felina sejam, no geral, bastante parecidos com os dos cães, o comportamento agressivo e a vocalização exagerada (com miados altos e frequentes) são mais comuns entre os sintomas dos bichanos, que mudam um pouco até a sua fisionomia quando afundados em um estado depressivo. Perda de alguém querido, mudanças súbitas e bruscas de ambiente ou rotina e períodos de solidão muito longos fazem parte da lista de causas. Mudar de residência ou alterar móveis nos ambientes em que o gato circula já pode ser razão para a tristeza do animal. Perder um amiguinho felino também é item de grande relevância para o aparecimento da depressão em gatos, que também podem apresentar sintomas de tristeza nos casos em que um novo animal de companhia é incluso à família.

O nervosismo ao visitar clínicas veterinárias pode ser um fator de risco para o surgimento da doença e, por serem muito sensíveis, os gatos que convivem em ambientes e com pessoas de grande nível de estresse também podem ser prejudicados, já que captam todo tipo de vibração ao seu redor. A ausência de uma dieta balanceada não fica de fora da lista, pois a falta dos nutrientes necessários para a saúde dos gatos pode influenciar em alterações hormonais e orgânicas do animal, e este cenário é tido como um facilitador do surgimento de problemas psicológicos. Por considerarem a alimentação como um tipo de entretenimento, gatos com refeições monótonas e sempre iguais também podem desenvolver um quadro de tristeza. A falta de liberdade e de passeios tidos como habituais também se apresentam como desencadeadores, e nos casos de não castrados, o risco aumenta, já que é muito mais difícil para que o espírito independente deles se acostume em ficar dentro de casa por muito tempo sem a castração.

É recomendado que se passe, pelo menos, 30 minutos por dia realizando algum tipo de atividade com o gato e, na ausência de uma companhia durante o dia, pode ajudar bastante que as janelas da casa fiquem  abertas (se você morar em apartamento, siga isto somente após proteger as janelas com telas) e o rádio ligado, dando uma sensação mais agradável ao animal. O que há de mais importante a observar é que, com muito carinho, chamegos e atenção, fica bem mais difícil que o seu felino desenvolva algum tipo de doença psicológica e, portanto, os mimos para seu amigo nunca devem cessar.

Boa parte dos sintomas que se manifestam em cães também podem dar sinais nos gatos, e ficar atento às mudanças de comportamento é fundamental para que seja feito o reconhecimento e o tratamento do problema. Os miados podem ser um bom indicador de alguma complicação relacionada à tristeza e, por isso, é preciso prestar atenção no caso de ele passar a miar com uma frequência muito maior ou menor que o de costume. A falta de apetite e a recusa de alimentos também fazem parte dos principais sinais de depressão felina, assim como o uso errado da caixa de areia. Os gatos, tidos como animais extremamente limpos e preocupados com a higiene, passam a urinar e defecar por toda a casa quando estão deprimidos.

Evitar brincadeiras antigamente adoradas, permanecer isolado e apresentar comportamentos extremamente agressivos também podem ser sinais de alerta, que também podem passar a se esconder das pessoas e desenvolver doenças de pele em função do seu estado. Em muitos casos, gatos muito tristes passam a lamber sem parar determinadas regiões de seus corpos (como as patas, que são de acesso mais fácil), causando a perda de pelos na região e, com o passar do tempo, podem aparecer feridas sérias e que precisam de tratamento. Há casos em que os gatos se isolam, simplesmente, por ser de seu costume e fazem suas necessidades no lugar errado por outros tipos de problema e doenças.

Cada caso de depressão felina deve ser analisado individualmente para que um tratamento possa ser definido. Ao notar qualquer tipo de alteração de comportamento ou sinal atípico, um profissional veterinário deve ser consultado, pois, assim como no caso dos cães com depressão, a hipótese de qualquer outro tipo de doença deve ser totalmente descartada para que um diagnóstico preciso seja feito.

* Fonte: Texto de Fábio Toyota publicado com o título “Depressão Felina − Como identificar e tratar” e subtítulo “Conheça os fatores que levam os gatos a estados de tristeza profunda e saiba como tratar a depressão felina” em Cachorrogato.com.br.

* Foto: Veterinariadavinci.com.br.

Compartilhe