INCENTIVO À CULTURA DO ARROZ EM 1941

Postado por e arquivado em ARTIGOS.

TEXTO: ERASMO DIAS MACIEL (1941)

Não faz muito tempo no municipio não dava arroz para seu consumo; havia arroz plantado nos brejos. Hoje produz nos lugares altos para seu gasto e para exportar e em quantidade avultada.

A variedade que se adaptou aqui muito bem, foi a do amarelão, que produz de 2.500 a 4 mil quilos por hectare, dependendo, porém, do terreno, do tempo, dos cuidados culturais e principalmente da época do plantio.

Um plantador de arroz amarelão êste ano colheu 47 sacos de 60 quilos por hectare e vendeu a 40$000 o saco, fazendo uma despeza de 250$000 mais ou menos; de modo que conseguiu o belo lucro de 1:430$000 por hectare, ou 3:290$000 por alqueire. Esta importância é animadora e convidativa para se fazer a cultura de arroz em as nossas terras, que o produzem muito bem.

Os lavradores, agora, devem prosseguir no plantio dêste cereal, porque é rendoso e de fácil exportação, e concorrerão, portanto, para o desenvolvimento da lavoura em nossa municipio, a qual é uma das bases de nossa economia.

Erasmo Dias Maciel
Agrônomo

* Fonte: Texto publicado com o título “O Arroz” na edição de 1.º de junho de 1941 do jornal Folha de Patos, do arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho.

* Foto: Significadodossonhos.inf.br.

Compartilhe