COMO SE COMBATIA PIOLHO DE GALINHA EM 1941

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Erasmo Dias Maciel, filho de Antônio Dias Maciel Júnior e Amália Maciel, nasceu em Patos sem ainda o “de Minas” no dia 02 de junho de 1896 e faleceu em 30 de março de 1967 na cidade de Barbacena. Farmacêutico, Engenheiro Agrônomo e professor, era casado com D. Dalila Sério Motta Maciel. O casal não teve filhos. Na década de 1940 foi intensa sua atividade como Agrônomo, colaborando no jornal Folha de Patos com diversos artigos sobre o assunto. Num deles, publicado com o título “Piolhos das Galinhas” na edição de 15 de junho de 1941, ele ensina a preparar o misterioso pó de Cornell para combater esses parasitas:

Os piolhos das galinhas têm sido um entrave à sua criação, aniquilando-as e matando os pintinhos. São eles uma consequência  da falta de higiene nos galinheiros e da ausência de banheiros de areia para as aves espojarem. Os banheiros podem ser uns simples caixote, nos quais se põe areia cinza, flôr de enxofre e cal extinta. Para se combater estes parasitas usa-se, tambem, o banho seco com o pó de Cornell, que se prepara do seguinte modo: ajuntam-se 300 gramas de gasolina a 100 de arsenico e agita-se bem a solução e põe-se aos poucos gesso em pó até absorver tudo. E quando estiver completamente seco, soca-se em um pilão até pó finissimo, e aplica-se. Se os criadores de galinhas quizerem ser bem sucedidos em sua criação, é preciso combater este mal.

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Fontes: Gênese da Família Maciel radicada em Patos de Minas, de Newton Maciel (sobre o Dr. Erasmo) e Arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho (o artigo do jornal).

* Foto: Imagensemoldes.com.br.

Compartilhe