URBANISMO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Postado por e arquivado em DISTRITOS, MAJOR PORTO.

Conforme Hildo Couto, a delimitação da zona urbana de Major Porto “tem a linha divisória iniciando na barra do Córrego das Batatas, no Rio Areado, segue pelo córrego acima até a ponte; deste ponto vai em rumo ao Rio Areado, num marco colocado a 50 (cinqüenta) metros acima do cemitério; depois, pelo Rio Areado abaixo, até onde teve princípio”.

Em 21 de outubro de 1949, o Prefeito apresenta projeto que autoriza aprovar a planta de arruamento, loteamento e urbanismo em Capelinha do Chumbo.

O benefício do asfalto chegou no início de 1992 na Avenida José de Souza Rego. Nas solenidades inaugurais, em reunião no Salão Paroquial, com a presença do vice-governador Arlindo Porto Neto, do prefeito Antônio do Valle Ramos e do vigário, padre Wilson da Silva, foi exigido o asfaltamento em outras ruas, cuja inauguração aconteceu em setembro.

Em 28 de junho de 1984 era inaugurado um posto avançado do banco Itaú, constituído do gerente, Benedito Vieira da Silva e de mais dois funcionários. As instalações receberam a bênção do padre frei Luís, com pronunciamentos do Prefeito, parabenizando os moradores locais por este benefício e agradecimentos do gerente pela presença das autoridades e público local. Hoje, a comunidade é servida por um caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal.

A rede telefônica, ligando Major Porto a Patos de Minas e, consequentemente, a todo País, deu-se em 30 de janeiro de 1971, com a instalação de um posto. Foi inaugurada, mas somente passou a funcionar no dia 26 de agosto de 1972. Nesse dia estava toda a aparelhagem necessária instalada, colocando Major Porto em comunicação com todo o País. Foi um dia de muita alegria.

O Centro Telefônico, com ligação urbana, foi inaugurado em 10 de junho de 1985 e, a partir de 1997, teve criado o sistema de DDD, atingindo todo o leste do município.

Um processo de comunicação de que os majorportenses ressentiam muito era o serviço de correios. Após vários esforços, ele chegou através de um posto de coleta e distribuição, em meados de 1960.

O mundo de hoje não vive mais sem a televisão. Se não há recursos naturais para captar imagem e som, utilizam meios técnicos e apurados de antenas para ter o serviço no interior do lar. Na vila, a TV chegou no final dos anos 1970, implantado e mantido pela Prefeitura.

O desenvolvimento de qualquer localidade está muito ligada aos meios de comunicação e, principalmente, de boas estradas.

Em sessão de 30 de maio de 1973, o vereador Sebastião Versiani requereu envio de ofício ao Prefeito, para que estudasse a possibilidade, junto ao DER-MG, de ligar Major Porto a Tiros, inclusive a construção da ponte sobre o Rio Areado.

A ponte foi construída e inaugurada em março de 1985, com muita festa e alegria. Ela beneficiou, sobretudo, fazendeiros de Patos de Minas e Carmo do Paranaíba. Com a presença do Prefeito Municipal, do deputado federal José Mendonça de Morais, do deputado estadual, José Maria Vaz Borges, do chefe do DER-MG de Patos de Minas e outras autoridades, em 18 de agosto foi inaugurada a Rodovia Major Porto-Patos de Minas. O mais antigo morador da Vila, Jorge Veneroso, também esteve presente, representando a comunidade.

A própria comunidade cuidou para ter o meio de transporte coletivo do povoado. Em 1961, os moradores adquiriram uma jardineira e puseram-na a rodar, ligando o povoado a Patos de Minas. A Vila é ligada à BR-365 pela LMG-743, totalmente asfaltada.

Foi construído um Posto Policial para abrigar o sub-destacamento que foi inaugurado em 11 de maio de 2000, pelo Prefeito Municipal e sua comitiva constituída da Vice-Prefeita, de Secretários e dos Comandantes do 15.º BPM e da 86.ª Companhia.

A população participou do evento com entusiasmo, na certeza de que terão maior tranqüilidade ainda com a presença permanente do cabo comandante e mais dois policiais.

* Fonte e foto: Patos de Minas, Meu Bem Querer, de Oliveira Mello.

Compartilhe

You must be logged in to post a comment. Log in