DEIXAREI SAUDADE − 76

Postado por e arquivado em 2019, DÉCADA DE 2010, FOTOS.

Não faz muito tempo funcionava um boteco aqui, simples e humilde como eu. Certo dia minhas sensíveis paredes ouviram dois sujeitos mais entendidos um pouquinho que os outros conversando sobre o nome dessa rua¹. Um deles disse que antigamente ela tinha o nome de Nova e depois Jerônimo Maciel, porque lá na esquina com a Padre Caldeira ficava a casa do digníssimo que foi o nosso primeiro prefeito em 1868, mas que ninguém sabia quando os nomes foram instituídos. O outro complementou que há pouco mais de vinte anos mudaram para o nome que tem hoje². O papo estava interessante até que petecou tudo quando começaram a falar de progresso, do desenvolvimento da Cidade e da quantidade de prédios sendo construídos. Pronto, danou-se, foi-se a minha diminuta alegria de uma vida sofrida.

Não é fácil para um imóvel ser construído por gente humilde. Por mais que o humilde seja honesto, digno e trabalhador, não adianta, nenhum órgão de patrimônio público se interessa por nós. Nós, imóveis simplórios, jamais e em tempo algum seremos referência para nada na Cidade. Os tais do patrimônio público só se interessam pelas propriedades da elite. Aí, quando derrubam uma casa da elite, Deus nos acuda, fazem o maior escarcéu, como aconteceu no caso da demolição do casarão do nosso primeiro prefeito. Se fosse eu, se fosse outra qualquer como eu, mesmo se fosse muito boa, ora três vezes, não dariam a mínima. Então, depois que aqueles sujeitos falaram do progresso, sei lá, coincidência ou não, até o boteco fechou. E reparo no ar sorumbático das almas que atualmente me habitam. E reparo na predaiada surgindo ao meu redor. Tudo bem, está chegando a minha hora. Podem vir, me transformem no que quiser, mas uma coisa ninguém tirará de mim: faço parte da História de Patos de Minas. E quando eu for, deixarei saudade!

* 1: O imóvel está localizado à Rua Major Jerônimo na esquina com sua colega Rui Corrêa no Bairro São Francisco, divisa com o Centro.

* 2: Assim determina o Artigo 1.º da Lei 3.997 de 21 de agosto de 1995: Fica denominada de Rua “Major Jerônimo” a atual rua localizada nas quadras 35, 36 e 37, setor 04; quadras 16, 18, 19, 20, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 29, 30, 32, 33, 42, 43, 44 e 45 do setor 05, ex-rua Nova, ex-rua Jerônimo Maciel, Bairro Centro.

* Texto e foto (14/02/2019): Eitel Teixeira Dannemann.

Compartilhe