INAUGURADO O CREA

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Foi inaugurado dia 08 passado [agosto/1980] em Patos de Minas, baseado em convênio aprovado pela Câmara Municipal e sancionado pelo Prefeito Dr. Dácio Pereira da Fonseca o Escritório do CREA-MG, Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais. CREA é uma autarquia federal de direito público vinculada ao Ministério do Trabalho, que tem por finalidade a fiscalização e orientação do exercício profissional e com isso possibilitar aos profissionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia melhor atendimento em suas profissões liberais. Este escritório muito facilitará no que concerne ao registro de obras e serviços, pedidos de certidões e outros registros. As cidades vizinhas deverão se utilizar do Escritório do CREA que está funcionando no andar térreo da Prefeitura Municipal cedido pelo prefeito Dr. Dácio Pereira da Fonseca, evitando-se deslocamentos até Uberaba e Uberlândia, onde este Conselho tem suas Inspetorias.

A solenidade contou com a presença do Dr. Wilson Caetano de Souza, 1.º Juiz da Comarca, o prefeito Dr. Dácio Pereira da Fonseca e do Presidente do CREA de Minas Gerais, Dr. Thibau, que na oportunidade assinaram convênio para instalação em definitivo do Escritório Regional em nossa cidade. Contamos com a presença ainda de seu Vice-Presidente, Engenheiro Mecânico e Eletricista Aloísio Marcos de Vasconcelos Novaes de Melcíades Menezes, representante da Faculdade Federal de Engenharia de Uberlândia no CREA em Minas Gerais, do arquiteto João Lucas Ribeiro Borges, Inspetor Adjunto do CREA em Uberaba, de Antônio Marcos de Moura Lima, Assessor para Assuntos de Fiscalização, João Bosco Moura de Lima, Fiscal Adjunto da Inspetoria de Uberlândia. Neste dia contamos com a presença ainda em Patos de Minas das autoridades federais, estaduais e municipais, como, de Fabiano Rubinger de Queiróz, do Ministério do Trabalho; Maurício Almeida, da Emater; Erizon Gonçalves de Queiróz, Engenheiro da CONAP e Artur, Engenheiro Eletricista da CEMIG e Adalto; e também de Dr. Fernando Braga em companhia do representante da CEMIG de Belo Horizonte, o Engenheiro Eletricista Levindo Eduardo Coelho, José Eustáquio de Deus Vieira, Dr. Nílton Nascimento, do D.E.R de Patos de Minas e nosso amigo Engenheiro Florestal, José Antônio Dias. Os Sargentos do Tiro de Guerra sempre corteses aos nossos pedidos estavam presentes, Tadeu e João Carlos. Autoridades civis, eclesiásticas e militares da Capital Nacional do Milho, João Carlos Rodrigues da Cunha, Presidente do Rotary e os Vereadores Dr. Benedito Correia da Silva Loureiro, Dercílio Ribeiro de Amorim, Avenor Miquelante e José Simões da Cunha. No evento usaram da palavra o prefeito Dr. Dácio Pereira da Fonseca agradecendo aos engenheiros do CREA e à sua diretoria a cobertura que têm dado à nossa cidade, e as pessoas que estavam presentes e finalizando, o Dr. Carlos Eugênio Thibau, presidente do CREA, que também é assessor da Presidência da República para a Comissão Nacional de Energia que abordou o tema “O PAPEL DO CREA, DO ENGENHEIRO E DA COMUNIDADE FACE AO PLANO NACIONAL DE ENERGIA”. Todo o acontecimento teve a cobertura da imprensa falada e escrita de nossa região, destacamos entre elas o “Correio de Patos”, “Folha Diocesana”, “Rádio Clube de Patos” e “Princesa de Lagoa Formosa”.

* Fonte: Texto de Geraldo Augusto Borges, Assessor de Imprensa da Prefeitura Municipal de Patos de Minas, publicado com o título “Inaugurado o CREA em Patos de Minas” na edição n.º 8 de 31 de agosto de 1980 da revista A Debulha, do arquivo de Eitel Teixeira Dannemann, doação de João Marcos Pacheco.

* Foto: Institucional.

Compartilhe