31.ª CÂMARA MUNICIPAL – 31/01/1977 A 01/02/1983

Postado por e arquivado em CÂMARAS, PODER LEGISLATIVO.

Com as eleições municipais realizadas em 15 de novembro de 1976, foram eleitos os 15 vereadores da 31.ª Câmara Municipal:

Adalto Antônio Gonçalves (MDB), Altamir Pereira da Fonseca (ARENA), Antônio Basílio Leal (ARENA), Avenor Miquelante (ARENA), Benedito Corrêa da Silva Loureiro (ARENA), Dercílio Ribeiro de Amorim (ARENA), Ilídio Alves Neto (MDB), João Ricardo de Oliveira (ARENA), José Augusto Ferreira (MDB), José Caixeta de Magalhães (MDB), José Joaquim de Araújo (ARENA), José Luciano de Oliveira (ARENA), José Moreira da Mota (ARENA), José Simões da Cunha (ARENA), Wilson Garcia de Carvalho (ARENA).

A posse, presidida pelo 2.º Juiz de Direito da Comarca, Dr. Deiró Eunápio Borges Júnior, aconteceu em 31 de janeiro de 1977, quando também se realizou a eleição da Mesa Diretora: Presidente, José Simões da Cunha; Vice-Presidente, Benedito Corrêa da Silvas Loureiro; Secretário, Dercílio Ribeiro de Amorim. Foram empossados o Prefeito Dácio Pereira da Fonseca e o Vice-Prefeito Ricardo Rodrigues Marques. Na sessão seguinte, Dercílio Ribeiro de Amorim encaminhou o projeto de resolução 001/77 que fixa a remuneração dos vereadores. Em 03 de outubro, Altamir Pereira da Fonseca requereu que fosse convidado representantes do 15.º Batalhão de Polícia Militar para esclarecer sobre a grande quantidade de furtos na cidade. O Executivo apresenta projeto de lei 049/77 que institui o COMBEM- Conselho Municipal do Bem Estar do Menor de Patos de Minas. Em 27 de novembro, Dercílio Ribeiro de Amorim fala do novo plano do BNH, o da Casa Econômica, sendo Patos de Minas a primeira cidade do interior brasileiro a receber este benefício.

Na sessão de 31 de janeiro de 1978 foi eleita a Mesa Diretora para o presente ano: Presidente, Wilson Garcia de Carvalho; Vice-Presidente, Antônio Basílio Leal; Secretário, Benedito Corrêa da Silva Loureiro. Discutia-se em demasia na Casa a pendenga entre CTBC e TELEMIG pelo DDD. O prefeito Dácio Pereira da Fonseca classificou de briga de comadres, o que constitui, no seu modo de entender, um desrespeito a Patos de Minas. Em 1.º de junho, Dercílio Ribeiro de Amorim requereu constasse nos anais da Câmara a homenagem do jornal “Correio de Patos” a Sebastião Alves do Nascimento, recentemente falecido (11/12/1977).

Em 05 de fevereiro de 1979 foi empossada a Mesa Diretora para o ano: Presidente, Altamir Pereira da Fonseca; Vice-Presidente, José Joaquim de Araújo; Secretário, Adalto Antônio Gonçalves. Na sessão de 05 de março foram prestadas homenagens póstumas à memória de Isaura Elisa dos Santos, a popular Tita. Dercílio Ribeiro do Amorim comentou sobre seu sepultamento, com a presença das mais altas autoridades locais, apesar de sua humildade, e solicitou a inserção em ata de dois artigos publicados no jornal “Correio de Patos” com o título Morreu a Tita¹. Em 05 de junho, José Simões da Cunha pediu à Presidência informações sobre a construção do Terminal Rodoviário, cujo início ocorreu sem autorização do DER.

Em 04 de fevereiro de 1980 foi eleita a Mesa Diretora para o ano: Presidente, Antônio Basílio Leal; Vice-Presidente, João Ricardo de Oliveira; Secretário, Wilson Garcia de Carvalho. Nessa mesma sessão, Dercílio Ribeiro de Amorim comunicou que, na próxima reunião, vai requerer à Casa que seja prestada homenagem ao ex-vereador Dr. João Borges, recém falecido [04/01/1980]. No dia 13, Benedito Corrêa da Silva Loureiro comunicou o falecimento ocorrido no dia anterior do ex-vereador Irineu Caixeta.

Com a presença do prefeito Dácio Pereira da Fonseca, em 02 de fevereiro de 1981 foi eleita a Mesa Diretora para o ano: Presidente, João Ricardo de Oliveira; Vice-Presidente, José Moreira da Mora; Secretário, Dercílio Ribeiro de Amorim. Este, em 09 de março, comunicou que esteve em Orlândia-SP com o prefeito Dácio discutindo sobre as possibilidades da Indústria Mogiana de Vegetais instalar aqui uma unidade industrial. Em várias sessões de julho e agosto houve mensagens de pesar pelo falecimento do Monsenhor Manoel Fleury Curado [02/07/1981], vigário da Paróquia de Santo Antônio desde 1920.

Em 02 de fevereiro de 1982 foi eleita a Mesa Diretora para o ano: Presidente, Dercílio Ribeiro de Amorim; Vice-Presidente, Avenor Miquelante; Secretário, Benedito Cprrêa da Silva Loureiro. Em 29 de dezembro, foi submetida à apreciação do Plenário o requerimento que solicita apreciação do Projeto de Lei que declara de utilidade pública a FUCAP-Fundação Cultural do Alto Paranaíba, que foi aprovado por unanimidade.

* 1: Leia “Morreu a Tita”.

* Fonte: Uma História de Exercício da Democracia – 140 Anos do Legislativo Patense, de José Eduardo de Oliveira, Oliveira Mello e Paulo Sérgio Moreira da Silva.

* Foto: Institucional Câmara Municipal de Patos de Minas.

Compartilhe