29.ª CÂMARA MUNICIPAL – 31/01/1971 A 31/01/1973

Postado por e arquivado em CÂMARAS, PODER LEGISLATIVO.

Novas eleições se realizaram em 15 de novembro de 1970. O mandato dos eleitos seria apenas de dois anos, para haver coincidência de mandatos, com início do governo em 31 de janeiro de 1971. Foi chamado mandato tampão. A Câmara Municipal assim se constituiu:

ARENA 1 – Altamir Pereira da Fonseca, Eurípides Alves Barcelos, Mário da Fonseca Filho, Olegário Caetano, Osvaldo Guimarães, Wulfrano Patrício.

ARENA 2 – Arlindo Alves da Mota, Benedito Corrêa da Silva Loureiro, Geraldo José de Oliveira, Irineu Caixeta, José Luciano de Oliveira, José Pascoal Borges de Andrade, Joseph Borges de Queiroz.

MDB – Clarindo Teixeira Pinto, Olivar Noronha.

Sob a presidência do Juiz de Direito da Comarca, Dr. Rubens Soares, foi instalada e empossada a 29.ª Câmara e a Mesa ficou assim constituída: Benedito Corrêa da Silva Loureiro, presidente; Mário da Fonseca Filho, vice-presidente; Geraldo José de Oliveira, secretário. A seguir, o presidente convocou sessão especial para a posse do prefeito Sebastião Silvério de Faria e do vice-prefeito Fábio Helvécio Borges, ambos da ARENA 2. Autoridades presentes: Dercílio Ribeiro de Amorim, vice-prefeito; Dom Jorge Scarso, Bispo Diocesano; capitão José La Guardia e Dr. Geraldo Thomaz de Magalhães, presidente da 45.ª Subseção da OAB.

Na primeira sessão ordinária do ano, em 15 de fevereiro, a professora Conceição Maria da Cunha disse de seu objetivo em Patos de Minas que é proceder pesquisa relativo à implantação do Colégio Polivalente (atual Escola Estadual Professora Elza Carneiro Franco, que começou suas atividades no mês de setembro daquele ano¹).  Depois o professor Radamés Teixeira da Silva discorreu sobre o Plano Diretor. No dia seguinte, Altamir Pereira da Fonseca levou ao conhecimento da Casa que, em companhia do deputado Sebastião Alves do Nascimento, esteve com o Secretário de Estado de Educação, Heráclito Mourão de Macedo, a quem solicitou autorização para abertura de novas 14 classes no Colégio Estadual, o que permitirá a matrícula de mais 400 alunos. Clarindo Teixeira Pinto requereu voto de pesar pelo falecimento do ex-colega Tobias Cândido.

A sessão de 1.º de março foi suspensa para que prestasse homenagem póstuma ao Dr. Edson Pinheiro, chefe de gabinete do prefeito, falecido em Belo Horizonte. Em 13 de abril foram apresentados Projetos de Lei autorizando o Executivo, entre outros, a adquirir o Ginásio Esperança, de major Porto. Apesar do capuchinho Frei Antônio de Gangi haver realizado, em 02 de dezembro de 1962, um movimento contra a prostituição nas imediações da Igreja de Santa Terezinha², o problema continuou, o que motivou Clarindo Teixeira Pinto, em 20 de abril, solicitar providências contra o abuso das meretrizes que militam em trecho da Rua Ouro Preto.

Na sessão de 14 de junho o prefeito Sebastião Silvério de Faria discorreu sobre o que estava sendo feito para solucionar o problema do abastecimento de água. Na oportunidade, comunicou que o Governador autorizou o DER asfaltar o trajeto da Rua Major Gote até ao Parque de Exposições. Na mesma sessão, Eurípides Alves Barcelos solicita a inclusão do nome do ex-prefeito Pedro Pereira dos Santos na placa colocada à entrada do Palácio dos Cristais, uma vez que ele começou e deu grande impulso à construção do prédio. Um fato que muito preocupou a Câmara foi a notícia de que a Casa das Meninas iria fechar por falta de condições e apoio da comunidade e mesmo por interferência de pessoas estranhas. Muito sentida o prematuro falecimento no dia 25 de novembro do vereador Arlindo Luiz de Mota. Em 30 de novembro foi empossado o suplente José Alves da Mota.

Em 1.º de março de 1972, Eurípides Alves Barcelos lembrou da importância histórica da inauguração da Rodovia BR-354, que passou a ser conhecida como Rodovia do Milho. Em 07 de março Altamir Pereira da Fonseca foi saudado pela sua ascensão ao cargo de diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Patos de Minas. Osvaldo Guimarães fez pronunciamento a respeito da implantação, em breve, do serviço de água da COMAG. Em 22 de agosto, Osvaldo apresenta requerimento de renúncia ao cargo de vereador. Diante dos pronunciamentos e ponderações, Osvaldo decidiu retirar o seu requerimento. Em 28 de novembro, José Pascoal Borges de Andrade levanta o problema sobre a mendicância de menores nas principais ruas da cidade, principalmente do sexo feminino. Em 22 de janeiro de 1973, José Feliciano de Abreu, do Banco Nacional de Habitação-BNH esteve na Câmara Municipal para explicar os contratos da COHAB das Casas Populares³.

* 1: Leia “Inaugurado o Ginásio Polivalente – 21/09/1971”.

* 2: Leia “Frei Antônio de Gangi e Sua Investida Contra as Prostitutas”, “Capa Sensacionalista do Jornal Última Hora Sobre a Luta do Frei Antônio de Gangi Contra a Prostituição em 1962”.

* 3: Leia “Anunciada a Construção das Casas Populares – 25/12/1968”.

* Fonte: Uma História de Exercício da Democracia – 140 Anos do Legislativo Patense, de José Eduardo de Oliveira, Oliveira Mello e Paulo Sérgio Moreira da Silva.

* Foto: Institucional Câmara Municipal de Patos de Minas.

Compartilhe