DR. ANTÔNIO FERREIRA MACIEL – 1945

Postado por e arquivado em ANÚNCIOS, PROFISSIONAIS LIBERAIS.

Antônio Ferreira Maciel nasceu em Patos de Minas em 28 de outubro de 1915 e falecido em 07 de outubro de 1990. Formou-se em Odontologia pela UMG, atual UFMG, em 1937. Além de exercer por mais de 30 anos a sua profissão, foi professor de inglês da Escola Normal Oficial, hoje Escola Estadual Antônio Dias Maciel e promotor de justiça substituto. Era casado com Elza Silveira Maciel, nascida em 04 de março de 1914, normalista, pianista e professora, falecida em 19 de agosto de 2000, com quem teve quatro filhos (Helton, Sálvio, Selda e Vivaldo). Em 16 de setembro de 1993, através da Lei n.º 3.564, uma rua que vai do Centro ao Bairro Várzea recebeu o seu nome.

A primeira radiografia foi realizada em 08 de novembro de 1895, criação do físico alemão Wilhelm Conrand Röntgen, que “fotografou” a mão esquerda de sua esposa. Na Odontologia, atribuiu-se ao Dr. Edmund Kells, dentista americano, a primeira radiografia dentária, realizada nos Estados Unidos em abril de 1896. Foi o Dr. Cyro A. Silva que implantou a radiologia no currículo acadêmico como disciplina autônoma, nos idos de 1932, na Faculdade de Farmácia e Odontologia de São Paulo. E eis que, 13 anos após, o patense Dr. Antônio Ferreira Maciel oferecia aos conterrâneos a radiografia odontológica.

O CROMG – Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais não tem informações sobre quem foi o primeiro dentista a usar radiografia em Patos de Minas, assim como alguns colegas de sua época ainda vivos. Mas o Dr. Antônio Ferreira Maciel, com certeza, pode ser considerado um dos pioneiros.

DSC02811* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Fontes: Coronel Augusto Ferreira da Silva e Anna Gonçalves da Motta – Sua Gênese, de Newton Ferreira da Silva Maciel; Wikipédia.

* Foto: Anúncio publicado na edição de 12 de agosto de 1945 do jornal Folha de Patos, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

Compartilhe