ANTÔNIO DIAS MACIEL (FILHO DE FARNESE) − ANIVERSÁRIO

Postado por e arquivado em PESSOAS.

digitalizar0001Transcorre, hoje, o aniversário natalicio do dr. Antonio Dias Maciel, ilustre e culto advogado, atualmente residindo na Capital da Republica.

Espirito eminentemente liberal e batalhador destemido em prol das boas causas, o ilustre aniversariante militou na arena e na tribuna da advocacia local, pugnando sempre pela reivindicação dos direitos do povo, acaso momentaneamente postergados.

Verberava as diatribes partissem de onde partissem, quer de acordãos apressados e sem fundamentos dos tribunais, quer de sentenças iniquas de juízes prevaricadores, quer de partidarismos malsãos inescrupulosamente acoitados em Cartorios, quer da ganacia doentia de ousados representantes do Fisco, sublinhando todas as lutas com o traço marcante de sua personalidade de escol e com brilhos das mais estupendas vitorias.

Voltado com dedicação para a instrução de seus conterrâneos, foi o professor apreciadissimo e edmirado que cumulou de benefícios varias gerações de educandos.

A sua vontade ferrea coroou-lhe o trabalho com a organização, fundação e instalação da Escola Normal de Patos, que aí está cheia de vitorias e valor.

Feito Presidente de nossa Camara Municipal, ao tempo do voto secreto, instaurou um novo ciclo de entusiasmo progressista em nosso meio, atraindo o mais franco prestigio para a edilidade municipal.

Franco, sincero e reconhecedor do merito alheio, aquele presidente, sem veleidades partidarias, dentro da Camara, apertou a destra do saudoso Vereador Deiró Eunapio Borges, que revelou no alto posto amor ao progresso de Patos sem regatear o seu aplauso ao valor do Prefeito e ao desenvolvimento do municipio.

Inumeros beneficios o eminente aniversariante espalhou entre os seus concidadãos figurando por isso no relicario de agradecimento de muitos, embora nojenta e abjeta ingratidão de alguns.

Nós que não nos acostumamos com a sua ausencia voluntaria, apontamos sempre o vácuo para que ele proprio venha preenche-lo para intenso regosijo do municipio.

Fundador que foi deste jornal, a data é nossa e aqui transbordante de festas e homenagens.

* Fonte: Texto publicado na edição de 02 de janeiro de 1944 do jornal Folha de Patos, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Revista Escola Normal de maio de 2010.

Compartilhe