PSEUDOGESTAÇÃO CANINA

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, CÃES, DOENÇAS.

2A Pseudogestação Fisiológica, Pseudociese, Pseudoprenhez, Falsa Gestação, Falsa Prenhez, Gestação Psicológica ou Lactação Nervosa, pode ser definida como uma síndrome observada em cadelas não gestantes, seis a quatorze semanas após o cio, caracterizada por sinais clínicos e mimetização dos comportamentos pré, durante e pós-parto motivado por desarranjo hormonal na fase de diestro (intervalo entre os cios) hoje muito estudado, mas ainda não completamente elucidado.

É de ocorrência comum, embora de incidência e distribuição desconhecidas. Estima-se em 50 a 70% a frequência dessa síndrome nas cadelas; não apresenta predisposição entre faixas etárias, raças ou entre portes físicos; também não há interferência ao se tratar de fêmea que já pariu ou não. Fatores ambientais e nutricionais ainda estão sob investigação. O aparecimento dessa síndrome não apresenta relação com taxas de fertilidade ou ocorrência de doenças reprodutivas. Acredita-se que todas as cadelas desenvolvam Pseudogestação Fisiológica, embora somente algumas manifestem sinais clínicos. Especula-se que sua manifestação seja uma característica evolutiva herdada pelo cão doméstico, que em matilha mostrava-se vantajosa, permitindo que a fêmea dominante fosse capaz de caçar enquanto seus filhotes eram amamentados por outras fêmeas do grupo.

Os sinais clínicos mais comuns são: comportamentos pré, durante e pós-parto; comportamento de “ninho”; adoção de objetos inanimados ou de filhotes de outras fêmeas, com excessivo carinho, atenção, proteção e defesa; lambedura do abdômen; agressividade; distensão mamária; produção e secreção láctea; ganho de peso e ou anorexia (falta de apetite). Os sinais menos comuns incluem êmese (vômito), distensão e contrações abdominais, diarreia, poliúria (eliminação de grande volume de urina num dado período), polidipsia (sede excessiva) e polifagia (fome excessiva). O diagnóstico baseia-se na história, nos sinais clínicos e comportamentais e na fase do ciclo estral em que essa fêmea se encontra. Deve-se atentar que esta condição pode coexistir com situações fisiológicas e outras doenças inerentes ao diestro (intervalo entre cios).

Por se tratar de uma condição autolimitante muitas vezes a Pseudogestação não requer tratamento, ou o tratamento pode ser apenas conservativo fazendo uso de um colar elizabetano para evitar que o animal estimule a secreção láctea pela lambedura das mamas ou pela restrição da ingestão hídrica por 5 a 7 noites, devendo-se avaliar a função renal previamente. Nos casos de comportamentos maternos exacerbados, a atenção do animal deve ser desviada com estímulo à atividade física. Nas situações em que os animais se mostrem agressivos, deve-se realizar tranquilização. Atualmente, o tratamento dos casos leves é recomendado, devido à sua relação com o aparecimento de tumor de mama em fêmeas que apresentam a condição depois de repetidos ciclos. Todo tratamento disponível deve ser feito por um Médico Veterinário. Quando não houver interesse em usar as fêmeas para reprodução, é indicado instruir os proprietários que no sentido de tanto a prevenção quanto o tratamento definitivo dessa doença consistem na realização da ovariohisterectomia (cirurgia para retirada de ovários e útero) ou ovariectomia (cirurgia para retirada dos ovários).

Destacam-se como complicações decorrentes dessa síndrome a distensão mamária e retenção láctea, a ocorrência de dermatite mamária, mastites e tumor de mama. Caso a fêmea seja castrada durante um episódio de Pseudogestação, a condição pode se prolongar ou tornar-se permanente. Ressalta-se que é prudente fazer o diagnóstico diferencial com gestação, parto recente e Piometra (infecção da parede uterina com acúmulo de pus) e outros, e que este diagnóstico diferencial só é feito por um Médico veterinário.

Finalizando, a diversidade e a incongruência nas causas dessa síndrome apresentada em diversas pesquisas mostram o quanto esta ainda necessita ser estudada. Mesmo considerando que os sinais clínicos sejam de fácil reconhecimento e, atualmente, disponha-se de tratamentos eficazes e praticamente desprovidos de efeitos colaterais, a continuação do processo investigativo resultará na divulgação de novos protocolos de tratamento, como ainda auxiliará a desvendar os enigmas que envolvem a fisiologia reprodutiva da espécie canina.

* Fonte: Pseudociese Canina, de Lílian Rigatto Martins (Doutoranda em Reprodução Animal, FMVZ/UNESP/Botucatu-SP) e Maria Denise Lopes (Departamento de Reprodução Animal e Radiologia Veterinária, FMVZ/UNESP/Botucatu-SP), publicado no v.29, n.3/4, p.137-141, jul./dez. 2005 da Revista Brasileira de Reprodução Animal (Belo Horizonte).

* Foto: Palmapereira.blogspot.com.

Compartilhe