SELF SERVICE SE POPULARIZA

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3O self service é um sistema de atendimento, adotado principalmente em restaurantes, onde o cliente tem a possibilidade de servir o seu próprio prato, de acordo com as opções disponibilizadas pelo estabelecimento. Os serviços self service são opostos aos tradicionais à la carte (estabelecimento que trabalha servindo uma variedade maior de pratos e bebidas, todos listados em um cardápio com os respectivos preços de cada produto). No restaurante self service, o valor do prato é medido pelo peso da comida, ou seja, quanto mais alimentos o cliente colocar no prato, maior será o seu peso e, consequentemente, o valor da refeição. Por este motivo, popularmente no Brasil, são conhecidos por restaurante a quilo.

O sistema self service em restaurantes patenses começou a se popularizar no início da década de 1990. A edição de 29 de janeiro de 1994 do jornal Folha Patense publicou uma matéria sobre o assunto:

Vender comida pelo sistema self service – onde o próprio cliente se serve – se tornou um ótimo negócio em Patos de Minas. A cidade já conta com cerca de 6 restaurantes que trabalham nesta área com uma clientela fiel e bastante numerosa, especialmente no horário de almoço.

Os restaurantes self service são freqüentados por viajantes que estão de passagem, vendedores a trabalho na cidade, e até mesmo por pessoas da cidade com pouco tempo para almoçar em casa. A comida é cobrada por pessoa ou por peso. Uma refeição completa e bem feita custa quase o mesmo preço de um sanduíche com refrigerante.

Nos restaurantes onde o almoço ou jantar é pago por pessoa, uma refeição está custando em torno de CR$ 1.200,00. Nas demais casas de self service, a comida está valendo entre CR$ 1.500,00 e CR$ 1.800,00, o quilo. Mas dificilmente um comilão consegue “devorar” um quilo de comida.

“O sucesso dos restaurantes self service se deve ao fato de que Patos de Minas já deixou de ser uma cidade pequena”, comenta o comerciante Breno Pereira Fonseca. A média de freqüentadores por dia gira em torno de 100, em cada um dos restaurantes. Em época de férias, essa média cai um pouco. Mesmo assim, os donos de self service não podem se queixar.

Esses restaurantes conquistaram um bom número de clientes pela qualidade dos serviços prestados e, é claro, pela ótima comida que fornecem. A variedade de pratos do self service representa quase um “banquete”, se comparada com um sanduíche que custa entre CR$ 1.200,00 e CR$ 1.500,00. O delegado de polícia Lúcio Ivan Sales Menezes é um freguês habitual. “Aqui a gente come bem e paga pouco”, resume.

 * Fonte jornal: Arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Fonte sobre self service: Significados.com.br.

* Foto: Exerciciosemcasa.com.br.

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