DISCIPLINA É FUNDAMENTAL

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, CÃES, COMPORTAMENTO.

Recompensas e disciplina são usadas igualmente no treinamento canino. Comida e contato físico são as recompensas mais poderosas, enquanto isolamento social e palavras ásperas são punições horríveis. Algumas vezes, embora muito raramente, a punição física é usada. Em todas as circunstâncias, exceto nas mais excepcionais, é do interesse do cão deixar-se treinar, simplesmente porque cães treinados invariavelmente desfrutam uma vida mais segura e protegida.

A comida é uma recompensa poderosa – tão poderosa que alguns cães se esquecem de que estão sendo treinados a fim de obtê-la. Nessas circunstâncias, em vez de comida, as pessoas deveriam usar contato físico como recompensa. Contatos físicos diferentes significam coisas diferentes. Um simples tapinha ou uma carícia é o suficiente quando o cão é recompensado por um bom trabalho. Palavras de elogio também funcionam, mas não tão bem quanto comida ou agrado. Usar recompensas positivas é um modo muito melhor de treinar um cão do que usar disciplina punitiva.

Quando os cães desenvolvem problemas de comportamento, a disciplina é necessária. Um comportamento abominável como mastigar objetos da casa só pode ser alterado por meio de uma disciplina drástica que seja maior do que a excitação obtida pelo cão com as mastigadas. Esta é uma das raras situações em que, com ajuda profissional, as pessoas podem usar uma coleira de choque no cão. Para delitos menos sérios, intimidação verbal, medos inesperados por barulho e isolamento físico durante dois minutos no máximo são métodos muito eficazes para reforçar o treinamento e que muitas vezes são bem sucedidos.

* Fonte: 100 Perguntas Que Seu Cão Faria ao Veterinário (se ele pudesse falar…), de Bruce Fogle.

* Foto: Hungarosoares.com.br.

Compartilhe