ORQUESTRA FILARMÔNICA DE PATOS DE MINAS

Postado por e arquivado em ARTES, GRUPOS MUSICAIS, MÚSICA.

A Orquestra Filarmônica de Patos de Minas foi fundada por Regina Maria Faria Carvalho e Vagner Mesquita em agosto de 2016. O propósito inicial foi realizar um projeto social com alunos que receberiam a formação musical adequada para uma Orquestra e oferecesse sempre Concertos gratuitos para o público. Nos primeiros quatro anos, a Filarmonie − escola de arte, foi sua mantenedora. A Escola financiava os chefes de naipes, o Regente da orquestra fornecia o local do ensaio, partituras, arranjos e toda a estrutura de produção, organização, secretaria, assessoria de comunicação, arquivos de partituras, arranjos, adaptações e estantes. Para os ensaios fez uma parceria com a Associação Médica de Patos de Minas que emprestava o seu salão de festas para a realização de Práticas de conjunto, já que a Orquestra no meio do segundo ano, chegou a ter oitenta músicos em seu quadro Orquestral.

A primeira Orquestra Filarmônica de Patos de Minas era composta por 32 violinistas, dois pianistas, 3 celistas, 2 percussionistas e um acordeonista. Tinha em sua composição inicial uma Orquestra de adultos e uma Orquestra infantil já que compareceram muitas crianças e adultos para a primeira audição. Neste momento, aconteceu algo inusitado. Os alunos da Orquestra Infantil chegavam acompanhados de seus pais e o maestro Afonso Quianzala de Moraes fazia o convite para que os pais também entrassem e fizessem a prática com seus filhos, seguindo a metodologia Suzuki. Com a atenção conjunta dos pais dos alunos, a Orquestra cresceu e ampliou seu quadro de músicos. Chegamos a ter oito pais tocando com seus filhos. Isso foi mágico e inusitado. Três meses depois, realizamos o primeiro Concerto de fim de ano.

A Orquestra Filarmônica realizou, em seu segundo ano, seis Concertos que se dividiram em Concertos de final de ano e apresentações no Balaio de Arte e Cultura de Patos de Minas. Todos com acesso livre para o público. Além disso, fez aberturas de vários eventos de cunho educacionais e culturais. Além de se apresentar em várias instituições na Cidade de Patos de Minas. Durante os três primeiros anos funcionou dessa forma, oferecendo concertos com repertórios diferentes no meio do ano e apresentações no Balaio de Arte e Cultura, tendo passado pela aprovação de todos os editais do evento. E concertos de final de ano para as celebrações de Natal e Ano Novo em vários lugares.

Pelo menos 6 concertos anuais gratuitos são apresentados durante o ano. Além dos saraus e recitais mensais. Em todos eles, o público comparece além do esperado. Todos com repertórios de músicas autorais, músicas eruditas brasileiras e de outras partes do mundo. Provavelmente seja a única Orquestra que apresenta músicas autorais. Para a formação adequada do quadro Orquestral, várias Máster Classes e cursos para os professores com a Metodologia Suzuki foram oferecidas durantes esses anos. Em 2018, além da Orquestra, a Filarmônica criou a Banda Filarmônica de Patos de Minas com quarenta músicos em sua composição inicial. Durante o seu primeiro ano e início do segundo ano, realizou cinco apresentações para o Público. Todos com acesso livre para o público.

Em abril de 2019, a Filarmônica se constitui Orquestra Filarmônica de Patos de Minas enquanto Associação Sem fins Lucrativos e passa a ter um propósito mais amplo na formação de uma Orquestra profissional com o intuito de dar aos seus músicos condições financeiras de forma que possam se dedicar a este projeto de forma exclusiva podendo oferecer não apenas concertos, mas também palestras, Máster Classes e recitais educativos e culturais gratuitos onde passe. Ainda em 2019, a Orquestra Filarmônica de Patos de Minas recebeu Moção de Aplauso da Câmara Municipal de Patos de Minas e neste mesmo ano recebeu também o Título de Utilidade Pública. Mas nunca recebeu nenhuma subvenção do Governo local. Foi aprovada pela lei de Incentivo em 2020

Em 2020, com a pandemia, muitas coisas mudaram. A Escola Filarmonie teve o seu encerramento e muitos músicos da Orquestra e Banda Filarmônica não se adaptaram às aulas on line e às necessidades de práticas diárias para um músico que está dentro de uma orquestra. Em relação à Banda isso foi ainda pior. Muitos de nossos músicos tiveram que ingressar em trabalhos de terceirização trabalhando dois ou três turnos-dia para dar conta de se sustentarem. A proibição das práticas de conjunto por causa do Covid 19, principalmente por serem instrumentos de sopros, inviabilizou apresentações e formação de nossos músicos neste período. Mesmo assim, a Orquestra continuou e apresentou em dezembro de 2020 o Concerto de Natal com Orquestra e Coro Reduzido da Orquestra Filarmônica de Patos de Minas. Gravamos também um Concerto de Músicas autorais que foi publicado no canal da Orquestra do You tube.

Neste momento, retomamos o trabalho da Orquestra Filarmônica de Patos de Minas. Uma nova audição e a seleção de 25 profissionais na música orquestral compõe o Novo Quadro Orquestral Profissional. Em 2021, a Orquestra ganhou o mundo virtual e apresentou dois Concertos no You Tube. O Concerto Sinfonia de um povo, uma homenagem a grandes compositores brasileiros e o Concerto de Natal. No momento a Orquestra lançará a Temporada Virtual de Grandes Compositores do Mundo, contemplando cinco grandes compositores: Telemann, Chopin, Vivaldi, Holst, Mozart.

O ano de 2022, promete novas parcerias e neste ano em seu calendário teremos 4 Concertos com presença de Público e esperamos fazer renascer a Escola de Orquestra – um projeto em parceria com a AMAPAR, Secretaria de Cultura de Patos de Minas, Secretaria de Cultura do Estado e Fundação Clovis Salgado que pretende contemplar 4 cidades da região. Além do Projeto Escola de Orquestra, pretendemos realizar Concertos presenciais nessas quatro cidades, totalmente gratuitos para o Público e realizar juntos aos órgãos competentes citados acima, o Primeiro Festival da região do Alto Paranaíba de Música contemplando a arte coletiva orquestral e outras vertentes da Música. Um encontro de talentos.

* Fonte: Victor Lessa, Produtor da Filarmônica.

* Foto: Institucional.

Compartilhe