MULHERES, AS

Postado por e arquivado em ARTIGOS.

TEXTO: JORNAL CIDADE DE PATOS (1916)

COMO DEVEM SER E NÃO DEVEM SER

As mulheres devem ser como o sol porque dá vida; e não devem ser como o sol porque tem muitas manchas.

Devem parecer-se com a lua, que é a companheira inseparavel da terra; e não devem ser como a lua, porque ella tem muitas phases.

As mulheres devem ser como os balões, que sobem ao céo; mas não devem parecer-se com os balões, por que não se lhes póde dar direção.

Devem ser como as obreias¹, porque servem para guardar os segredos; mas, não devem ser como as obreias, porque andam na lingua de todo o mundo.

As mulheres devem ser como o vidro, que não encobre nada que tem dentro; mas, não devem ser como o vidro, porque elle é muito fragil.

Devem ser como os espelhos, porque dizem sempre as verdades; mas, não devem ser como os espelhos, porque nem todas as verdades se dizem.

As mulheres devem ser como a areia que é subtil e muito fina; mas, não devem ser como a areia, porque não pode servir de base para edificios duradoiros.

Devem parecer-se com o vinho, que está cheio de espirito; mas, não devem parecer-se com o vinho, que transtorna o juízo.

As mulheres devem cultivar a leitura, porque recreia o espirito; mas, não devem cultivar a leitura, porque quase sempre escolhem romances que lhes deitam a perder o gôsto e os costumes.

* 1: Folhas de massa de que se fazem a hóstia para o ofício divino ou pequenas folhas de massa, de várias cores e feitios, para fechar as cartas e pegar papéis.

* Fonte: Texto publicado na edição de 19 de março de 1916 do jornal Cidade de Patos, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Pensamentolivre.wordpress.com.

Compartilhe