MULHERES DESTAQUES EM 1972

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

mulheres-1 Nesta coluna do Jornal dos Municípios em Revista procurei retratar as senhoras e senhoritas que no meu entender tem sido pináculos de maturidade humana. Todas elas, líderes, cultoras de um ideal, humildes e sinceras, em sua fé. Suas vidas foram inteiramente dedicadas aos seus semelhantes, cada qual dentro de seu âmbito de trabalho, quer no setor educacional, quer no setor de assistência social, quer desbravando a indústria e o comércio. Apenas o intuito de situá-las, dou uma breve biografia de cada uma, todas dignas e merecedoras de nossa admiração. Convidando o leitor para um aprofundamento mais sério de suas vidas que são exemplos de estudo e meditação, deixo aqui também a todas, o nosso aplauso, e o muito obrigado pelo que têm feito por Patos de Minas.

MARIA DA PENHA CASTRO OLIVIERE

Esta moça, que tem alma de gigante, que faz coisas que muitos homens não conseguem fazer. O que dizer dessa moça, que é sozinha uma empresa. Falar da Penha é difícil, pois ela é demais, ela é bacana, alegre, boa dinâmica. Vejamos do que essa moça é capaz!

Capixaba de Castelo, nasceu em 30 de agosto de 1936. Veio para Patos de Minas aos 5 anos de idade e aqui escolheu o Magistério como profissão. Fundadora da Escola Técnica de Comércio Pio XII, extinta em 1960, quando fundou o Colégio Comercial e Normal Professor Sílvio de Marco que funciona com os cursos ginasial Normal e Técnico de Contabilidade, com uma matrícula atual de 850 alunos. Fundadora e 1.ª Presidente da Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Velhice de Patos de Minas. Técnica em Administração Esportiva, tendo sido Técnica de Voley, time feminino quando levantamos o vice-campeonato estadual de voley, em Patos dre Minas.

Cursos: Técnico de Contabilidade, Normal, Direito e Assistência Social. Como registro especial podemos dizer que, através de seu educandário, foram distribuídas muitas Bolsas de Estudo, num total de Cr$ 25.821,00 no ano de 1972, incentivando assim, o estudo dos alunos carentes de recursos financeiros. Penha, receba nossa homenagem pelo que você vem fazendo a favor de Patos de Minas.

ELVIRA PORTO CORDEIRO

Diretora do Colégio Estadual Zama Maciel nomeada por ato de 12/05/1971, é uma senhora jovem, atuante na vida patense. É simples e de boa prosa. Simpatia e bondade não lhe faltam, por isso muito querida entre todos que a rodeiam. Nascida em Santa Maria (Distrito de Chumbo). Casada com o farmacêutico Márcio Guilherme Cordeiro em 29/12/1956. Curso Primário em escola particular do professor Timoteo Dias Maciel; Curso Ginasial pelo Colégio Nossa Senhora do Patrocínio; Curso Normal na Escola Normal e Técnica de Comércio Sagrado Coração de Jesus de Araguari; Curso de Contabilidade pelo mesmo estabelecimento anterior; Curso Superior 5.ª Série de Direito pela Faculdade de Direito de Uberlândia.

Nomeada professora primária em 04/08/1954, cargo que exerceu até 1969 nos grupos Professor Modesto e Marcolino de Barros. Professora de História do Colégio Municipal de 1964 a 1965. Professora de História registrada sob o n.º 42.391. Titular da Cadeira de História do Colégio Estadual Professor Zama Maciel, por concurso e cuja posse se efetuou em 04/03/1966. Sócia fundadora da Sociedade Educacional do Alto Paranaíba. Primeira Diretora do Ginásio Experimental do Alto Paranaíba de 1966 a 1967. Sócia fundadora da Escola Primária N. Sra. Aparecida em 1954. Em 1963 e 1964 exerceu o cargo de Auxiliar de Secretaria da Escola Normal Oficial Professor Antônio Dias Maciel, onde também lecionou Educação Física, Psicologia e Artes Domésticas.

Vereadora à Câmara Municipal de Patos de Minas de 1964 a 1968, foi a primeira mulher a ocupar uma cadeira no legislativo patense. Foi também a primeira Presidente da Associação dos Professores de Patos de Minas de 1963 aa 1964. Registro de Diretora de Estabelecimento de Ensino Médio n.º 6569 pelo MEC. Atual orientadora do MOPS.

TEREZINHA DE DEUS FONSECA

Natural de Lagoa Formosa, filha de Filadélfio José da Fonseca e Dunalva de Deus Fonseca, nasceu em 17 de fevereiro de 1938. A senhorita Terezinha de Deus Fonseca quer dizer dinamismo! Onde Terezinha chega, está a alegria, a graça. Onde ela chega, existe ordem e administração segura. Com ela não existe talvez, ou é ou não é. E, quando se decide a fazer alguma coisa, ela faz mesmo! Positiva, enérgica. Terezinha tem mostrado aos patenses, o que o “povo” da Lagoa é capaz.

Fez o Curso Primário no Grupo Escolar Coronel Cristiano (1945/1948), de sua cidade natal. Curso Ginasial e Colegial (1949/1955) no Colégio da Imaculada Conceição de Belo Horizonte. Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras Santo Tomáz de Aquino (1956/1959) de Uberaba.

Em 1960 fundou o Colégio Municipal de Patos de Minas. Em 1965 o referido Colégio era transformado em Colégio Estadual, continuando na direção do mesmo, até 1971. Neste ano fundou o Colégio Fonseca Rodrigues do qual é Diretora. Sócia fundadora do Colégio Normal Alto Paranaíba. Professora da Faculdade de Patos de Minas desde sua fundação.

ROSA EMÍLIA DE ARAÚJO MENDES

Filha de Ary Lacerda de Araújo e Balbina de Araújo Lacerda, é natural de Presidente Olegário. Delegada Regional de Ensino em Patos de Minas, é uma pessoa modesta e simples, ao ficar ciente de nossa intenção em colocá-la em nossa lista pediu-nos que não deixasse de mencionar as suas companheiras da 18.ª Delegacia de Ensino. Não, D. Rosa, nós não deixaríamos de fazer uma referência especial a todas essas professoras abnegadas que labutam ao seu lado. Sabemos o quanto elas trabalham e são dedicadas. A senhora, no entanto, além de ser especialmente uma criatura de tantos méritos, sabe ser humana e agradecida, e isso é muito importante, mas não é só por isso que a colocamos na nossa lista, e sim porque a senhora é a representante máxima dessa classe de professoras, batalhadoras no ensino de Patos de Minas. Seu trabalho aqui pode ter sido até hoje, no seu dizer pequeno, pelo pouco tempo que está à frente da delegacia, mas nós sabemos que antes já havia feito também muito por Patos, e se o lugar que a senhora hoje ocupa lhe foi agraciado é porque seu mérito é real. Deixemos que a sua biografia fale por nós. Ela dirá tudo.

Primário (Grupo Escolar Marcolino de Barros); Ginasial (Ginásio e Escola Normal N. S. das Graças); Colegial Normal (Colégio Normal Oficial Antônio Dias Maciel); Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da UFMG com as especialidades Orientador Educacional, Professor de Disciplinas da Escola Normal, Psicologia, Estatística, Supervisão do 1.º grau, Didáticas Especiais; Curso de Extensão Universitária com Introdução às Medidas Educacionais no IEMG (1971); Curso de Administração Escolar do IEMG, Supervisão Escolar no INEP, Curso de Foniatria na Associação Médica de Minas Gerais (1967); Curso de Supervisão da Campanha Nacional de Merenda Escolar; Professora Primária, Orientadora do Ensino Primário; Inspetora Municipal de Ensino; Redatora e Secretária de Redação da Revista AMAE EDUCANDO do IEMG; Membro da Comissão de planejamento e execução do Encontro Estadual de Orientação e Ensino, realizado anualmente pela AMAE (de 1968 a 1971).

Membro da Associação Mineira de Administração Escolar desde 1965; Membro da Comissão incumbida de realizar levantamento da situação de Ensino Supletivo no Estado de Minas Gerais, planejar sua nova estrutura e programa, para remessa ao CEE – Portaria 24/70; Membro da Comissão incumbida de elaborar o Programa de Matemática para o trabalho de Pesquisa Experimental da Delegacia Regional de Ensino de Juiz de Fora (ETRA – 1969 a 1971); Membro da Comissão de Execução e Secretaria Geral do I Encontro dos Estabelecimentos de Ensino Médio do Sistema Estadual, realizado em junho de 1969.

Auxiliar de Coordenação do Curso de Atualização e Treinamento de Professores – Retorno à Docência, patrocinado pela Secretaria de Educação; Colaboradora na Pesquisa de avaliação do grau de conhecimento e interesse dos alunos da 4.ª série de ginásios acadêmicos em relação aos cursos técnicos e industriais do 2.º ciclo patrocinado pela Universidade do Trabalho de Minas Gerais (UTRAMIG); Participante e colaboradora das Jornadas Pedagógicas de 1967 a 1969, sob patrocínio da Secretaria de Educação; Regente de aulas extranumerárias; Educação Moral e Cívica (Curso Normal do IEMG), Didática Geral (Curso Colégio Normal Ginásio Caio Martins), Estatística Educacional (Colégio Normal Oficial Antônio Dias Maciel, Psicologia Educacional (Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Patos de Minas); Regente de aulas de Estrutura e Funcionamento da Escola de 1.º grau (Curso de Atualização de Professores, sob patrocínio da Secretaria de Educação); Coordenadora do Curso de Atualização sobre o Ensino Supletivo, sob o patrocínio da AMAE – 1969); Regente de aulas de Didática da Matemática na Escola de 1.º grau, sob patrocínio da AMAE – 1969); Delegada Regional de Ensino de Patos de Minas.

PUBLICAÇÕES: Juros pela compreensão (Publicações AMAE); Fundamentos de Orientação Didática para o Curso Supletivo (Imprensa Oficial); Atividades Didáticas na Educação de Adultos (Imprensa Oficial); Fases do Método Global – Apostila (Publicação AMAE); Publicações diversas na Revista AMAE EDUCANDO (números 3, 4, 7, 14, 22, 25, 26, 27, 28, 33, 34, 36, 37 e 38).

IRMÃ MARIA REGINA

Irmãs Sacramentinas, do Colégio Nossa Senhora das Graças. Todos os patenses sabem do valor dessas criaturas, frente ao ensino educacional de Patos de Minas. Dirigentes de um magnífico colégio, as Irmãs vem há muitos anos batalhando frente a mocidade patense, levando a cada aluna que fica sob seus cuidados não só a educação escolar, mas a formação geral do que toda moça necessita. Hoje estamos homenageando essas irmãs na pessoa de sua Diretoria Geral.

Irmã Maria Regina, cujo nome civil é Bilda Brazil Gonçalves, nasceu na “Terra do Ouro”, Nova Lima-MG. Filha de Moacyr Gonçalves e Herondina Martins, cursou todo o primário, ginásio e formação com as Irmãs Salesianas em Ponte Nova. Em 1958 ingressou no Instituto das Irmas Sacramentinas de Nossa Senhora, onde em contato com a juventude vem realizando seu grande ideal de educadora. Na Congregação por muitos anos foi professora de Teoria Musical no Departamento Pio XII, do Conservatório Brasileiro de Música, em Manhumirim. Trabalhou também em cargo de orientação de disciplina das alunas internas e externas dos Colégios de Manhumirim e Boa Esperança. No ano passado, 1971, veio para Patos de Minas onde exerce atualmente a direção deste grande estabelecimento de educação, Ginásio e Colégio Normal Nossa Senhora das Graças, que tem como mira construir formando e informando as suas alunas para Deus, Pátria e Família.

EDITH GOMES DE DEUS MELO

Não podíamos deixar de falar nessa criatura abnegada. D. Edith tem sido uma batalhadora incansável no setor de assistência social em Patos de Minas. Pelo muito que tem feito pelas crianças pobres dessa terra, pelo muito que tem trabalhado em benefício dos menos beneficiados, talvez por tudo que tem feito, Deus lhe tenha dado a recompensa depois de 12 anos de casada, com o nascimento de Miriam. D. Edith, estendemos nossas homenagens também pelo seu aniversário, hoje (24/05/1972). Que Jesus cubra de bênçãos seu lar, e que a senhora ainda possa trabalhar bastante pela Casa das Meninas, ajudada por essas outras senhoras incansáveis, que são suas companheiras na luta.

Em 24 de maio nasceu nesta Patos de Minas à qual muito ama. É filha de José Gomes de Deus (Juca) e Maria Caixeta de Deus (Zirinha). Fez seus primeiros estudos na Escola Normal. O Ginásio e Formação no Colégio Nossa Senhora das Graças. Formando-se em 1952 não exerceu o magistério, mas entrou de cheio no mundo da Contabilidade. Em dezembro de 1953 fundou um jornal, “O Idealista”, o único editado em Patos naquela época. Casou-se em 1956 com Ângelo Borges de Melo. Em agosto de 1957 ajudou a fundar uma associação beneficente de ampla envergadura, “Fundação Social Sagrados Corações”, hoje “Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Velhice de Patos de Minas”. No mesmo ano começou seus trabalhos sociais empregando seus esforços em prol da construção de um Lactário, o único em Patoas de Minas naquela época.

De 1960 a 1965 trabalhou intensamente pela construção da Casa das Meninas, que se achava sob sua inteira responsabilidade. Ainda em 1960 editou uma revista, “Alvorada Patense”, cuja renda doi destinada à Casa das Meninas. De 1965 a 1968, mais ou menos, manteve na Rádio Clube de Patos um programa beneficente. De 1965 a 1970, inaugurada a Casa das Meninas, responsabiliza-se pela sua administração financeira incluindo sua contabilidade.

Ainda procurava levar ao povo mensagens de caridade-amor através das páginas do Jornal dos Municípios e Folha Diocesana. Hoje, apesar de não ter todo o seu tempo disponível ainda trabalha pela Casa das Meninas. Depois de 12 anos de casados para maior alegria de Ângelo e sua, tiveram uma filha, Miriam, que completou seu 4.º aniversário dia 21 de maio. Miriam, a maior recompensa que Deus poderia ter-lhe dado pelos 15 anos de trabalho dedicados às crianças pobres de Patos de Minas.

FILOMENA DE MACEDO MELO

A senhorita D. Filomena de Macedo Melo, Diretora do Colégio Normal Oficial Antônio Dias Maciel, cuja vida é inteiramente dedicada a seus alunos e a sua Escola Normal. D. Filomena é um exemplo de abnegação a todas mulheres. Nascida em Perdigão, criada em São Gonçalo do Abaeté, onde fez o curso primário. No Colégio Normal Francisco Campos, de Dores do Indaiá, fez o curso de Normalista, terminando-o em 1934. Iniciou sua carreira em Patos de Minas em 1935 para onde sua família transferira residência, no Grupo Escolar Marcolino de Barros. Alguns anos depois passou a lecionar nas Classes anexas da antiga Escola Normal de Patos de Minas, hoje Colégio Estadual Antônio Dias Maciel. Após realizar o curso de Aperfeiçoamento Pedagógico na Escola de Aperfeiçoamento de Minas Gerais passou a dirigir o educandário onde fôra professora primária. É professora de Didática e dirige o mesmo estabelecimento sem onus para o Estado, nesta função fez o curso do BABAEE em Belo Horizonte e do INEPE no Rio de Janeiro. Fez sempre o curso de férias procurando atualizar-se no ensino. Desde 1970 é coordenadora do MOBRAL de Patos de Minas. Atualmente é membro da Comissão Municipal Tecnica de Implantação da Reforma do Ensino de acordo com a Lei 5692/71. Diz sempre que o maior título de que se vangloria é o de cidadã Patense que lhe foi conferido pela Câmara Municipal de Patos de Minas.

ERMELINDA ARTIAGA DE SOUZA

A querida Tia Miluca de todos nós. Falar da Tia Miluca é falar de gente alegre, simples, prestativa, de gente que sabe ser amada, de gente que é cominicação. Deixarei que sua biografia fale dela para nós.

Nascida em 10 de janeiro, fez o Curso Primário no Grupo Escolar Marcolino de Barros, o Ginasial na Escola Normal Oficial de Patos de Minas (1938) e o Curso Fazenda do Rosário – ISER – Ibirité/Belo Horizonte. Em 12 de setembro de 1939 iniciou seu trabalho como amanuense datilógrafa, passando por vários, ou melhor, todas as seções, até a chefia do Serviço de Educação e Cultura por mais de vinte anos, estando atualmente como Diretora do Departamento Municipal de Educação e Cultura.

Por vários anos atua como Diretora Social do antigo Clube Social, época em que Patos de Minas teve a oportunidade de conhecer e hospedar a 1.ª Miss Brasil Jussara Marquez e a 1.ª Miss Patos de Minas, hoje Sra. Neide Maciel Pacheco¹. Atua desde  a fundação como Seretária da Associação de Proteção, Infância e Velhice de Patos de Minas; Secretária Executiva do Mobral em Patos, desde 04 de setembro de 1970. Como Diretora do Departamento de Educação Municipal tomou parte nos trabalhos em Belo Horizonte de 8 a 18 do corrente na Implantação da Reforma do Ensino do Instituto João Pinheiro-DAP.

ALICE MAGALHÃES GONÇALVES

Falamos de muitas senhoras, cada qual em seu setor profissional, exercendo atividades diferentes dentro de nossa comunidade. Não poderíamos esquecer do nosso comércio e indústria. E para isso citamos o nome de D. Alice Magalhães Gonçalves. D. Alice que sabe conciliar seus deveres de esposa e mãe, vem há muito tempo lutando para se firmar no setor industrial e comercial de nossa cidade. É uma mulher corajosa, que enfrenta tudo, mas não abandona seu ideal. Iniciou uma indústria de roupas infantis em alta confecção, enfrentou sempre problemas grandes com espírito calmo, com energia de quem sabe o que quer. É com altivez, de mulher moderna, atuante, que hoje ela participa desta coluna representando a classe dos industriais e comerciantes patenses.

Alice Magalhães Gonçalves, natural de Patos de Minas, nascida em setembro de 1938. Filha de Marciano Thomaz de Magalhães e D. Rorina Herculano Magalhães, casada com o sr. Carlos Vinícius Gonçalves e mãe de quatro filhos. Fez seu curso de tecelagem na escola Coppo do Brasil. Fundou sua indústria de malharia em 1965, com o nome de Malharia Simone. Possui também uma casa comercial.

TEREZINHA BORGES SILVÉRIO

Em destaque fazemos também uma referenda especial a todas as mulheres patenses na pessoa da 1.ª Dama do município, Sra. Terezinha Borges Silvério.

* 1: Leia “Miss Brasil em Patos de Minas”.

* Fonte: Texto de Carmen Esteves da Fonseca publicado com o título “Mulheres que Ajudam a Construir Patos de Minas” na edição de 24 de maio de 1972 do Jornal dos Municípios em Revista, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Capa do livro Mulheres Especiais, de Anna Maria Cascudo Barreto.

Compartilhe