PORQUINHO-DA-ÍNDIA TEXEL

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, ROEDORES.

Raça criada não faz muito tempo, embora tenha se popularizado muito rápido nos últimos anos, justamente por causa da sua pelagem longa e encaracolada. De origem inglesa, foi criada no início dos anos 80 do cruzamento do Rex britânio com o Silkie. Ele foi reconhecimento oficialmente como raça de porquinho da índia em 1988 e sua procura foi aumentando desde então. Criadores oficiais de Texel possuem até lista de espera. Assim como os Sheltie, o Texel consegue viver mais que outras raças de porquinhos da índia, chegando até os 10 anos se bem cuidado e em companhia de outros.

Característica marcante é a pelagem longa e encaracolada que cobre todo o seu corpo. O pelo ao redor da cabeça e do rosto é tipicamente um pouco mais curto, mas ainda tem os cachos característicos. A pelagem pode vir em variedade de cores, desde todo branco até caramelo, marrom e preto, bem como cores mistas e estampadas, tipo Dálmatas, por exemplo.

Sobre alimentação, higiene e cuidados no geral, eles precisam do mesmo que qualquer outra raça, tomando um cuidado especial como sempre, com a vitamina C que deve ser dada todos os dias.

Mas o aspecto mais importante da saúde do Texel é manter seus pelos longos escovados, limpos e sem nós. Eles precisarão de uma escovação leve a cada dois dias para evitar que os emaranhados e os problemas de pele e os parasitas, como piolhos, se instalem. O pelo com nó também pode causar problemas de mobilidade, o que, por sua vez, pode causar problemas de peso se o animal não fizer exercícios suficientes. É preciso ter espaço livre o suficiente no cercado para eles correrem.

O Porquinho-da-Índia Texel é o mais adequado para você? Só se já tiver experiência com porquinho da índia, porque essa escovação a cada dois dias é muito importante na rotina dele. Se você tem tempo para escovar seus pelos todos os dias e gosta de porquinhos mais dóceis ou se tem crianças pequenas por perto, o Porquinho-da-Índia Texel é uma boa opção como de animal de companhia.

* Fonte: Texto de Stephanie Ferreira em porquinhosdaindia.com.br.

* Foto:  Caviario Arrais em Youtube.

* Edição: Eitel Teixeira Dannemann.

Compartilhe