PORQUINHO-DA-ÍNDIA ABISSÍNIO

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, ROEDORES.

Originário dos Andes, como a maioria das raças de porquinhos-da-índia, surgiu de forma espontânea na América do Sul, não se sabendo quando. Devido à sua aparência, popularizou-se rapidamente, sendo distribuído por muitos países, tornando-se o mais procurado da raça. Com comprimento do corpo entre 23 e 27 centímetros, a expectativa de vida é de 5 a 8 anos.

A pelagem é relativamente longa, embora possa parecer curta se comparada à do Peruano, porque enquanto a pelagem daquele pode chegar a ter 50 cm de comprimento, a do Abissínio não atinge muito comprimento. A diferença é que este tem uma média de 6 a 8 tufos ou redemoinhos, o que torna realmente variada a direção das mechas de pelos, fazendo com que, embora seu pelo não seja muito comprido, seu volume seja realmente perceptível. Pode ser de uma ampla variedade de cores, com padrões como tigrado, malhado e roan (apresentam pelos de uma ou duas cores, escuros e misturados uniformemente com outros brancos), que são bastante raros na maioria das raças dessa espécie. Para manter o pelo arrumado e brilhante, é necessário escová-lo diariamente, principalmente nas costas, pois é lá que a maioria dos nós costuma se formar. É recomendável usar uma escova especial, com cerdas macias, que respeite a integridade das fibras capilares. Nessa raça, os banhos não são recomendados, e devem ser evitados exceto em situações onde sejam extremamente necessários.

Difere do resto de seus companheiros por sua personalidade especialmente ativa, o que pode torná-lo um tanto travesso ou inquieto, já que suas altas doses de energia, se não forem bem canalizadas, podem levar a problemas comportamentais. Isso tende a ser mais frequente em machos, especialmente aqueles que não são esterilizados. É muito inteligente, capaz de aprender truques e habilidades com muita facilidade. Para prevenir comportamentos destrutivos, deve-se permitir que ele saia da gaiola com frequência, para que possa se exercitar e explorar, embora seja recomendável que o faça sob supervisão o tempo todo, especialmente nas primeiras vezes. Da mesma forma, pode-se preparar jogos e atividades para estimular sua mente.

Como os de sua raça, a alimentação deve ter como base uma ração de qualidade, complementada por frutas e verduras frescas, bem como um suprimento constante de água e feno limpos. Por causa dos pelos compridos, é sensível ao calor. Portanto, quando as condições climáticas incluem altas temperaturas, são necessárias algumas medidas, como ajustar a dieta, fornecendo alimentos ricos em água, garantir que ele beba bastante líquido para se manter hidratado e, claro, conservá-lo em local fresco. Assim como os seres humanos, ele não é capaz de sintetizar a vitamina C, por isso pode ser necessário complementar sua dieta com suplementos nutricionais. É ideal visitar o Médico Veterinário a cada 6 ou 12 meses para oferecer remédios preventivos adequados e detectar prontamente qualquer problema de saúde.

* Fonte: Peritoanimal.com.br.

* Foto: Porquinhosdaindia.com.br.

Compartilhe