PORQUINHO-DA-ÍNDIA SKINNY

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, ROEDORES.

O Skinny surgiu da necessidade dos laboratórios canadenses de realizar estudos dermatológicos para os quais era essencial cobaias sem pelos. Por serem frutos do cruzamento de porquinhos sem pelos e porquinhos com pelos, eles foram muito úteis porque, assim como os humanos, os porquinhos possuem timo, e o Skinny possui também um sistema imunológico saudável. Seu surgimento ocorreu em 1978, no Instituto Armand Frappier, em Montreal, a partir de porquinhos Hartley que viviam no laboratório. A partir daquele momento, o Skinny foi ganhando adeptos entre aqueles que desejavam tê-lo como animal de companhia, tornando-se porquinho doméstico em poucos anos.

Tem cerca de 27 centímetros de comprimento. O macho pesa entre 1 kg e 1,5 kg e a fêmea entre 800 e 1300 gramas. A expectativa de vida média é de 5 a 8 anos. Não tem pelos no corpo todo, exceto por um tufo que apresenta no focinho e que o distingue de outras raças de porquinhos-da-índia carecas, como o porquinho-da-índia Baldwin, embora esta raça não nasça careca, e sim com pelos que perdem à medida que crescem. A pele do Skinny é enrugada e ele pode apresentar dobras de pele, o que é normal. Devido à ausência de pelos, as vértebras e costelas podem parecer salientes, e se não estiverem bem marcadas, isso indica que ele está acima do peso. Pode ter cores de pele diferentes, como preta, branca e marrom e ainda padrões diferentes, como malhado ou manchado, combinando várias cores, sendo tanto bicolores como tricolores.

É ativo, geralmente inquieto e precisa de muita atividade física durante o dia. É carinhoso, buscando sempre atenção e carinho de seus donos. Sendo sociável ​​e gregário, recomenda-se ter pelo menos dois indivíduos, uma vez que sozinho costuma apresentar problemas como ansiedade, agressividade e depressão. É possível que mostre um pouco de desconfiança para com estranhos, pois se assusta com facilidade. Devido à falta de pelo é sensível às temperaturas, tanto as frias como as quentes. Por isso deve-se ter cuidado para que ele não fique em uma área onde a temperatura é quente ou fria demais. Evite expô-lo ao sol.

Quanto à nutrição, ração específica, deixando à disposição feno fresco, pellets e água limpa. Recomenda-se complementar sua dieta com vegetais como brócolis, rabanete ou cenoura. Como é propenso a apresentar deficiência de vitamina C, embora possa ser considerado suficiente fornecer uma ração de qualidade combinada com vegetais e frutas ricas nesta vitamina, pode ser necessário um suplemento de vitamina C sob a supervisão de um Médico Veterinário.

* Fonte: Peritoanimal.com.br.

* Jardiland.pt.

Compartilhe