MEU ROEDOR PRECISA DE COMPANHIA?

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, ROEDORES.

A primeira coisa que você deve saber é que nunca se deve misturar espécies, quando ele precisa de companhia. Não apenas por questões de brigas, mas por que cada espécie possui bactérias especificas em suas fezes e que não fazem mal para si, mas que podem fazer mal para o outro. A segunda coisa que você deve saber, é que precisar ou não de companhia vai depender de cada espécie. Mas por que saber disso? É importante antes de adquirir um roedor, saber se ele precisa ou não de companhia, pois assim você poderá escolher o animal que se encaixa melhor em sua rotina. Ou seja, se você só pode ter um, é ideal optar por um animal solitário, já se quer ter vários por que tem dó de vê-los sozinhos, então busque um animal que viva em colônia. Aqui, sete exemplos.

QUEM PRECISA DE COMPANHIA

RATAZANA DOMÉTICA (TWISTER) − É extremamente sociável, seja com outros de sua espécie ou com seus humanos. Ele deve viver no mínimo em duplas do mesmo sexo, mas na realidade, quanto mais ratos convivendo juntos, melhor. Ele realmente gosta de ter uma família grande. Apresentado mesmo depois de adulto tende a se dar muito bem, e dificilmente ocorrem brigas.

PORQUINHO-DA-ÍNDIA − Extremamente sociável, e ama viver com companhia, ou seja, ele deve ser criado no mínimo em duplas do mesmo sexo. Geralmente a apresentação deles é bem fácil.

CAMUNDONGO FÊMEA − Pode e deve viver juntas, pelo menos em duplas, porém podem ser grupos maiores.

GERBIL (ESQUILO DA MONGÓLIA) − Vive em pequenos grupos, geralmente de dois a três, podendo ser mais dependendo do espaço e experiência do dono. O ideal é que sejam apresentados filhotes ou que sejam irmãos de ninhada. É possível apresentar dois gerbils adultos, porém requer paciência.

QUEM PODE OU NÃO TER COMPANHIA

CHINCHILA − Ele pode viver sozinho ou em duplas do mesmo sexo. Caso você opte por dar um amiguinho a ele, é importante fazer uma apresentação antes para que não ocorram brigas. Havendo uma boa adaptação eles serão amigos inseparáveis.

QUEM NÃO PODE TER COMPANHIA

CAMUNDONGO MACHO − Ao contrário da fêmea, o macho deve ser criado sozinho, somente um por alojamento.

HAMSTER − Também animal solitário, jamais deve ter companhia. Infelizmente há muitas pessoas que criam hamsters em duplas, porém isto nunca da certo. É importante respeitar a natureza do animal. Se você possui dois hamsters no mesmo alojamento, não hesite em separá-los, com certeza serão muito mais felizes.

* Fonte: Texto de Luciana Rabello Becker (20/02/2018) em openbarcanino.com.

* Foto: Porquinho-da-Índia, em veterinariadavinci.com.br.

Compartilhe