ALPACA

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, OUTROS.

A Alpaca (Vicugna pacos), ordem Artiodactyla e família Camelidae, parecida com à Lhama, Vicunha e ao Guanaco, quando adulto mede entre 81 e 99 centímetros de altura e pesa entre 48 e 84 quilos. Tem orelhas grandes e pontiagudas; corpo magro, pescoço longo e estreito, pescoço este que é perceptível quando não é coberto com lã, pois cresce até 50 centímetros e tem uma variedade de cores brancas, marrons e pretas, sendo que o revestimento pode ser de cor uniforme ou multicolorido; dentes caninos colocados em ambos os maxilares com cerca de 3 centímetros de comprimento, sendo que fêmea não tem caninos tão bem desenvolvidos quanto o macho, mas com exceção desta característica, ambos os sexos são fisicamente semelhantes; velo longo e macio que atinge em certas partes do corpo, por exemplo, nos flancos, um mínimo de 10 a 12 cm; a cor é quase sempre uniforme: marrom, branco ou preto, embora também haja indivíduos com manchas; capa muito longa, quase tocando o chão.

Natural das regiões andinas da América do Sul a uma altitude de 5.000 metros acima do nível do mar, está presente no Peru, Bolívia, Chile, Equador e Argentina, mas agora também está em países como os Estados Unidos, Holanda, Austrália e Nova Zelândia, como resultado de sua introdução nos anos 80. Apesar disso, 99 por cento das alpacas vivem na América do Sul.

Existem duas raças: a Huacaya e a Suri, que diferem nas características externas de suas fibras. Como a Lhama e o Camelo, tem o hábito de cuspir, usado para mostrar agressão ou como método de defesa. O Peru é o principal produtor de fibra de Alpaca do mundo. A fibra é sedosa, elástica, macia, durável e não inflamável. Tem propriedades térmicas únicas devido às bolsas de ar microscópicas encontradas no interior. Esta fibra aparece naturalmente em aproximadamente 32 tons, tornando-a uma alternativa atraente para designers líderes em todo o mundo.

Os machos atingem a maturidade sexual entre 1 e 3 anos de idade, enquanto as fêmas, entre 1 e 2 anos. Após dar à luz, a fêmea se torna receptiva novamente após duas semanas. O período de gestação dura cerca de 345 dias, após os quais apenas uma cria de 6 ou 7 kg dá à luz. Muito raramente há casos de 2 crias. A longevidade é de cerca de pouco mais de 20 anos.

Agrupada em rebanhos que pastam o ano inteiro nas terras altas, são levados apenas para o celeiro para a tosquia. Quando um indivíduo se separa do resto do rebanho, ele cai no chão e é tão teimoso que não há maneira de levantá-lo. Antes de se dobrar, enfrenta as piores punições e até mesmo a morte. Demonstram uma grande afinidade com a água, permanecendo por muito tempo em fontes e tentando pisar em lugares úmidos.

Devido a sua natureza calma, é uma boa ideia ter Alpacas como animais de companhia. E eles também começaram a ser utilizados em terapia animal. É amor à primeira vista. É assim que muitas pessoas descrevem seu primeiro encontro com uma Alpaca. “Eles têm olhos grandes, pele macia e você pode confiar neles”, diz Henrik Wagner, veterinário e proprietário de várias alpacas. São animais gregários e nunca devem ser deixados sozinhos. “Dois é o mínimo a ter”, diz Herbert Ruch, presidente da Associação Internacional Alpaca. “Mas é muito melhor ter quatro ou cinco”, acrescenta ele.
Fáceis de cuidar, mas precisam de espaço. A regra é que dois animais tenham pelo menos 1.000 metros quadrados em um espaço confinado. Para cada animal adicional, contar mais cem metros quadrados. As organizações de proteção aos animais também prescrevem que eles tenham um compartimento coberto fechado em três lados, embora um estábulo seja melhor. As vacinas e controle de parasitas também são fundamentais.

Uma vez por ano, antes do início do verão, devem ser tosados. Quando são tosquiados como animais de companhia, geralmente são retirados seis a oito quilos de lã, que podem ser usados para tecer chapéus, cachecóis e suéteres, especialmente adequados para aqueles com alergias. Na verdade, já é comum ver coleções inteiras feitas com lã de Alpaca.

* Fonte: dreamy.tours.

* Foto: br.pinterest.com.

Compartilhe