SOBRE ROEDORES DE COMPANHIA

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, ROEDORES.

Em entrevista ao jornal CORREIO, de Salvador-BA, o Médico Veterinário Rodrigo Arapiraca, especializado em animais silvestres e exóticos, membro da Associação Brasileira de Animais Selvagens, tirou dúvidas sobre a criação de roedores de companhia.

Quais os cuidados que se deve ter antes de começar a criar um roedor, como porquinhos-da-índia?

A pessoa tem que se perguntar se tem espaço, e se tem condição de criar um animal que vai viver cerca de seis a oito anos. Porquinho-da-índia não se cria em gaiola, o ideal é cercado, onde ele pode ser condicionado inclusive a usar como banheiro. Ele também não pode ser mantido em chão liso, tem que ser no mínimo um chão antiderrapante. As vezes as pessoas compram o animal para criança, mas isso tem que ser muito pensado e planejado. O recomendado é que a criança tenha no mínimo a partir de 8 anos, que já tenha noção de responsabilidade sobre o animal, para aprender a alimentar e a cuidar”.

Quais os custos de manutenção de um criatório?

Depende de muitas variáveis. Além de toda a estrutura que deve ser preparada com cercados e espaço adequado, cerca de 70 e 80% da alimentação destes animais é baseada em fibras vegetais, feno e capim. Alimentos que não são baratos. Os outros 10 a 20% da alimentação são complementados com ração, e cada roedor exige um tipo de ração específica. Isto também representa um custo. Quanto a estrutura, o gasto vai ser com a reserva de um lugar arejado e planejado, geralmente feitos com tela aramada. Fora isso tem o gasto para manter a higiene do lugar, a lavagem constante e a manutenção geral do espaço”.

É possível criar estes animais soltos?

Pode criar solto, mas não é recomendado. Primeiro, porque na cadeia alimentar estes animais são considerados presas, e podem virar alvo de predadores como aves. Os gaviões, por exemplo, podem passar e levar. Quando for passear com um roedor, o passeio tem que ser monitorado. Segundo, porque eles têm uma capacidade de roer muito grande e pode se acidentar com fios elétricos, cabos de notebook e carregadores de celular. Por isso o ideal é que eles tenham o espaço deles.

É frequente a ideia de que os roedores são animais propensos a provocar doenças nos humanos. Quais os riscos disso acontecer?

Animais de vida livre, como ratazanas, que vivem soltos na natureza, realmente têm a capacidade maior de transmitir doenças para as pessoas. Mas os animais que são criados em criatórios, monitorados e tratados, bem condicionados, não apresentam risco de transmitir doenças. Estes têm a mesma propensão que cachorros e gatos. As pessoas falam muito de rato com leptospirose, mas, por exemplo, um animal pet é muito mais frágil que um animal de esgoto, que é mais resistente e demora para apresentar os sintomas. Se o pet ficar doente, ele morre rapidamente, não teria nem tempo de transmitir a doença para humanos. O mesmo acontece com as doenças de pele e as doenças provocadas por fungos. Se um animal pet contrair, ele vai apresentar sintomas bem rápido e adoecer. O importante é levar regularmente para a consulta veterinária, para verificar se o animal continua saudável.

E para quem quer montar um caviário¹ comercial, para comercialização de filhotes, quais as recomendações?

Não existe licenciamento específico para montar um caviário. Existe uma portaria do Ibama que considera os roedores como animais domésticos. Portanto é a mesma regra usada para criar um canil. Mas o ideal é procurar um técnico que possa acompanhar e aplicar os padrões de criação que existem nos criatórios mais modernos, onde são aplicados procedimentos sanitários e nutricionais. A maioria dos animais pet que atendemos, chegam para a consulta devido a problemas no manejo, o que pode ser evitado se o ambiente de criação for adequado e o dono receba orientações corretas. Ter um animal de estimação não é obrigação, é uma opção, e isso deve ser feito de forma adequada e responsável”.

* 1: Nome que se dá ao espaço utilizado para a criação de cávias (pequenos animais conhecidos como porquinhos da índia). O termo tem origem no nome científico dessa espécie (Cavia porcellus). Portando, caviário é local de criação de cávias.

* Fonte: Excerto do texto de Georgina Maynart publicado com o título “Criação de roedores exóticos cresce cerca de 10% ao ano na Bahia” em correio24horas.com.br (21/04/2019).

* Foto: Br.pinterest.com.

Compartilhe