BALINÊS

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, GATOS, RAÇAS.

Alguns gatos siameses que foram importados da Tailândia para os Estados Unidos e Inglaterra durante o século XIX tinham o gene do pelo comprido. Na década de 50, os criadores norte-americanos dão-se conta do potencial da raça e iniciam a sua criação seletiva. “Siamês de pelo comprido” não era uma designação muito apelativa. Assim, nasce o nome “balinês”, não se referindo, todavia, à origem geográfica da raça (Bali, uma ilha da Indonésia), mas sim à natureza delicada e graciosa destes animais, comparável à das dançarinas balinesas. A criação seletiva transformou o ideal do aspecto tradicional em animais com corpos mais magros, cabeças triangulares e orelhas maiores.

São gatos musculosos, embora esguios, de tamanho médio, pesando entre 3 a 4 quilos, embora os machos possam alcançar os 5 quilos. É bastante semelhante ao siamês original, mas a sua pelagem é comprida e densa, sobretudo na cauda. No entanto, a versão moderna do balinês é muito parecida com o moderno siamês, apresentando um corpo alongado e uma cabeça triangular. Pertencem ao grupo dos gatos colorpoint¹. Esta atraente coloração capta a nossa atenção imediata: a pelagem predominantemente clara é tingida por uma tonalidade escura apenas nas extremidades do corpo, como o focinho, as pernas, a cauda e as orelhas. As manchas são fruto de uma mutação associada ao funcionamento deficiente da enzima tirosinase, interferindo na produção de melanina. Tal provoca um albinismo parcial e a coloração das extremidades do corpo. De acordo com os princípios da Genética, qualquer uma das cores do pelo pode também ser colorpoint. Os padrões europeus da raça permitem nove tipos de coloração. Os olhos são de um azul vivo e brilhante. Conferem ao animal um ar atento e inteligente, sinônimo de uma personalidade comunicativa e ativa.

São bastante ligados às pessoas, que adoram a atenção dos donos, exigindo-a com insistência. Os inteligentes balineses gostam de estar ocupados, de preferência todo o dia. Brinquedos de inteligência e truques são especialmente populares entre eles, embora tenham preferência pelas brincadeiras com os donos. Ainda que se enquadrem nas raças mais dominantes, são adequados para famílias com crianças e até outros animais domésticos, como cães. O mais importante é que esteja sempre a acontecer qualquer coisa, oferecendo oportunidades para o animal escalar, brincar e esconder-se. Postes arranhadores com diversas plataformas são um acessório recomendado, já que eles preferem lugares altos. Casinhas de brincar e túneis contam-se também entre os favoritos do balinês, permitindo que brinquem e se resguardem quando sentirem necessidade. Apesar de adoecer mais facilmente do que as outras raças, como o siamês, costumam viver até quinze anos.

* 1: Os colorpoint (cor nas pontas) são gatos que, sem serem siameses , têm o mesmo padrão de cor. São caracterizados por possuírem as extremidades mais escuras que o resto do corpo: as patas, a cauda, ​​as orelhas e o nariz, estas zonas escuras podem ser de várias cores (vermelho, creme, tons de castanho, foca, etc.). Eles também costumam ter olhos claros, tipo gelo azul ou verde esmeralda claro.

* Fonte: Zooplus.pt.

* Foto: Vetsmart.com.br.

Compartilhe