ALIMENTAÇÃO DE ROEDORES

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, ROEDORES.

A alimentação é um dos principais fatores para manter os animais saudáveis. Uma dieta equilibrada favorece o metabolismo, evita o desenvolvimento de patologias e mantém os pelos brilhantes e macios. Além de todos estes benefícios, há o aumento no tempo de vida destes pequenos animais de companhia. Atualmente existem no mercado dois tipos de alimentos para os esses animais: misturas de sementes e rações balanceadas.

As misturas de sementes são atrativas porque apresentam uma grande quantidade de gordura, porém isso gera uma sobrecarga em órgãos como fígado e rins. As sementes também apresentam carência de vitaminas, minerais e proteínas. O fornecimento desordenado de gordura e a falta de vitaminas, minerais e proteínas sobrecarregam os órgãos, prejudica o metabolismo, afeta o sistema imunológico, favorece o desenvolvimento de doenças e diminui o tempo de vida dos animais. Outra desvantagem das sementes é a possível presença de agrotóxicos e aflatoxinas, que geram infertilidade e, dependendo da concentração, podem até matar.

As rações balanceadas fornecem a quantidade ideal de cada nutriente, garantindo saúde, vitalidade e longevidade para estes pequeninos. Os alimentos são compostos basicamente por macro e micronutrientes. Macronutrientes são aqueles nutrientes requeridos em maiores quantidades: proteínas, gorduras, carboidratos e fibras. Estes são responsáveis pela formação dos tecidos e fornecimento de energia ao organismo. Os micronutrientes são aqueles exigidos em quantidades menores, como as vitaminas e sais minerais. Sua presença é vital, pois controlam a absorção de oxigênio, eliminação do gás carbônico, transformação e absorção dos alimentos, excreção das toxinas, inibição das moléculas que causam danos às células, entre outras atividades. Quando estes nutrientes não são oferecidos diariamente ou não são disponibilizados nas quantidades necessárias, o organismo não funciona adequadamente e começam a surgir patologias.

Rações balanceadas de fabricantes idôneos asseguram uma alimentação completa, pois fornecem a quantidade ideal de macro e micronutrientes que os animais necessitam. Em sua formulação são utilizados ingredientes selecionados e naturais, como cenoura, beterraba e alfafa, que conferem um delicioso sabor à ração. Alimentos com alta inclusão de fibra, importante nutriente para esses animais, também são ricos em vitamina C e Ômega 3, além de nucleotídeos e prebiótico, que favorecem o desenvolvimento da flora intestinal benéfica. A presença de extrato de Yucca ajuda a reduzir o odor das fezes. Outra forma de distração ou enriquecimento ambiental é oferecer frutas e legumes naturais ou industrializados.

Como os dentes dos roedores crescem continuamente, para controlar esse crescimento devem ser oferecidos produtos apropriados encontrados facilmente no mercado. São excelentes fontes de fibras, importantes nutrientes para esses animais, ricos em vitamina C e Ômega 3, além de prebiótico, que favorece o desenvolvimento da flora intestinal benéfica.

Aos animais que estejam erroneamente sendo alimentados com mistura de sementes deve ser oferecido um suplemento de vitaminas adequadamente balanceado para as necessidades dos pequenos roedores. É também indicado para animais em períodos de reprodução ou convalescença. Possui aroma e sabor agradáveis, o que lhe confere grande aceitação.

* Fonte: Drfala.wordpress.com.

* Foto: Ptichka-shop.ru.

Compartilhe