CANDIDATO A VEREADOR SE LASCOU

Postado por e arquivado em CANTINHO LITERÁRIO DO EITEL.

Toda campanha política, sem uma única exceção, é repleta de fatos pitorescos, muitos engraçados e outros tantos grotescos, isso em qualquer município do país do pau brasil. Por essas nossas plagas, a campanha de 1970 para Prefeito, para suceder Ataídes de Deus Vieira, envolveu os candidatos Sebastião Silvério de Faria, Antônio Cirino Sobrinho e Sebastião Alves de Oliveira (Sebastião Satiro). Venceu o Advogado Sebastião Silvério de Faria com seu Vice Fábio Helvécio Ferreira Borges, mesmo o Antônio tendo o apoio de Sebastião Alves do Nascimento, o Binga. Palavras do vencedor: Como não era possível ir a todos os lugares, nós montamos uma equipe de visitas – pessoas que saiam de casa em casa pedindo votos para mim. Eu também me desdobrava no corpo a corpo e nos comícios, que naquela época eram mais importantes¹.

Na reta final da campanha, um dos comícios do Dr. Sebastião foi realizado na esquina da Rua Silva Guerra com sua colega Padre Brito, onde hoje tem uma pracinha, tão pequena que é a menor praça da Cidade², quando na época, a zona boêmia do entorno, longe dos áureos tempos do apogeu, ainda causava suspiros a muita gente.

Após as palavras do Dr. Sebastião proferidas em cima do modesto palanque, sem atacar nenhum dos candidatos, foi muito aplaudido pela grande presença de ouvintes. Foi então que tomou a palavra um candidato a vereador aliado:

– Prezados aqui presentes que ouviram as verdadeiras palavras do nosso candidato da Arena 2 a Prefeito. Vocês sabem muito bem quem ele é, o quão foi importante na gestão do Ataídão, portanto, vocês precisam conhecer a fundo a vida dos outros dois candidatos, precisam saber da origem dos dois e o que eles já fizeram por Patos de Minas. O Cirino, por exemplo, apoiado pelo Binga, nada mais é do que o candidato da elite. Enquanto isso, o nosso Dr. Sebastião vai trabalhar pelo povo, vai advogar em prol do povo, vai lutar para melhorar a vida do povo. E o Sebastião Satiro, empresário, vai lutar pelo povo? Não, o candidato do povo é o Dr. Sebastião.

Após ingerir um gole de água, o candidato a vereador continuou:

– Eu sou um humilde aliado do Dr. Sebastião, candidato a vereador para, se eleito for, apoiá-lo na Câmara para a aprovação de seus futuros projetos para o povo. Caso vocês não saibam, eu nasci aqui pertinho, fui criado aqui pertinho, por isso conheço muito bem a necessidade do povo, como o Dr. Sebastião. Eu sei o quanto esse povo daqui sofreu e ainda sofre. Se eleito vereador com o apoio de vocês, junto com o Dr. Sebastião, lutaremos bravamente para melhorar a qualidade de vida de todos vocês. Então, o que eu sou pra vocês?

Bem de frente ao modesto palanque, um mequetrefe chapado de álcool conseguiu gritar:

– Filho de prostituta!

Deu-se assim, encerrado o comício. O Dr. Sebastião foi eleito e o candidato a vereador, com pouquíssimos votos e não sendo eleito, continuou sua vida e nunca mais se embrenhou na política.

* 1: Leia “Como foi a Eleição de Sebastião Silvério de Faria”.

* 2: Leia “A Menor Praça da Cidade”.

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Foto: Montagem de Eitel Teixeira Dannemann sobre foto publicada em 25/02/2020 com o título “Palacete Mariana na Década de 1960”.

Compartilhe