ALGUMAS VEZES DEVORO MINHA COMIDA TÃO DEPRESSA, QUE ATÉ ESQUEÇO QUE COMI

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, CÃES, COMPORTAMENTO.

Os humanos acham que comer com pressa é um comportamento estranho, mas no contexto da mentalidade da matilha é uma forma totalmente proveitosa, aceitável e normal; o alimento então é imediatamente regurgitado e comido outra vez.

Parte da bagagem comportamental que os cães trouxeram com eles, quando se mudaram da floresta e foram domesticados, foi uma alimentação competitiva. “O que você tem, eu quero” é uma dessas manifestações, enquanto comer como um aspirador de pó, sem mastigar e aparentemente sem saborear, é outra. Jogando grandes nacos para dentro da boca, um cão esvazia a tigela de comida em segundos, então olha melancolicamente para a pessoa, pedindo aquilo que a mágica fez desaparecer. As pessoas acham esse comportamento absurdo para um cão solitário, que nunca teve de competir por comida com outros cães. Elas se esquecem de que, no que diz respeito ao cão, as pessoas simplesmente são outros cães maiores e sem pelos. Ele sente a necessidade de competir com as pessoas, mesmo que elas nunca tenham se abaixado para disputar uma tigela de comida.

Após comer rapidamente, algumas vezes ocorre a regurgitação, mas isso também é um comportamento canino normal, principalmente entre fêmeas, que regurgitam para alimentar os filhotes em crescimento. Alguns cães comem grama, não como salada, mas para ajudar a regurgitar comida. Fazem isso quando sentem desconforto estomacal ou simplesmente para esvaziar o estômago cheio demais.

* Fonte: 100 Perguntas Que Seu Cão Faria ao Veterinário (se ele pudesse falar…), de Bruce Fogle.

* Foto: Uol.com.br.

Compartilhe