ALGUMAS ATITUDES ESTRANHAS DO GATO − 2

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, COMPORTAMENTO, GATOS.

Se você tem um gato como animal de companhia, provavelmente já observou algumas coisas estranhas que ele faz, porém, não se preocupe achando que o bichano está ficando louco. Estes são comportamentos típicos de felinos. Se você já teve um gato antes, vai se dar conta de que outros animais fazem o mesmo em situações semelhantes. Caso não tenha tido gatos anteriormente, é normal que, a princípio, lhe pareçam estranhos esses comportamentos.

BEBER ÁGUA PINGANDO DE UMA TORNEIRA − Seu gato tem um vasilha disponível com água, mas, na cozinha, há uma torneira pingando água e ele prefere tentar tomar a água dessa torneira. Isso é algo muito frequente nos gatos e também acontece com outros animais. Cientificamente não se sabe a razão pela qual eles fazem isso, todavia pode ser que, para eles, a escolha seja um desafio ou mesmo que considerem uma brincadeira.

COBRIR O PRATO DE COMIDA − Isto também ocorre de maneira habitual. Há gatos que costumam tapar seu prato de comida. Essa atitude significa que ele não gosta do que está sendo colocado para sua alimentação.

MORDER A ELES MESMOS − Este já é um comportamento um pouco preocupante, já que você tem que ficar atento e descobrir a razão que origina a ação. Podem fazer isso se estiverem com coceira ou se tiverem algum machucado. Observe se o bichano está mordendo alguma área por dias seguidos e, se for o caso, leve-o ao veterinário. É possível que ele tenha alguma dermatite ou outro problema na pele.

TIRAR A AREIA DA CAIXA − Quantas vezes você chegou e viu toda a areia fora da caixa? Certamente isso aconteceu em várias oportunidades. É algo que os gatos adoram fazer. Todavia, devem ser corrigidos para que parem com isso, pois não é higiênico. Eles gostam de escavar a caixa de areia, mas é preciso dizer “não”.  Você também pode molhá-lo com um spray de água cada vez que ele estiver fazendo isso. Dessa maneira, deixará o hábito.

MOVER AS PATAS EM SUA BARRIGA − Isso é bastante comum nos gatos que ainda são filhotes. Eles literalmente ficam “amassando” a barriga como se fossem as tetas de sua mãe. Fazem isso para ver se sai algum leite. Porém, alguns seguem com esse costume mesmo depois de crescer e, então, movem as patas nas barrigas e pernas de seus donos.

INTERESSE NA PRIVADA − Essa é uma característica muito comum nos gatos. É bastante frequente assisti-los brincar no vaso sanitário. Acredita-se que isso possa ser devido a seu instinto de tentar pescar alguma presa. Se você olhar de perto poderá ver os movimentos das patas tentando agarrar alguma coisa dentro da privada. Existem também aqueles que afirmam que o interesse dos bichinhos é despertado pelo reflexo da luz na água.

LAMBEDURAS NO DONO − Se parece algo maravilhoso o gato esfregar a cabeça em você, o que pode ser chamado de “melhor de tudo” é a lambida. Ela significa que há um vínculo muito forte entre você e o animal de estimação, já que o que ele está fazendo é limpá-lo ou lavá-lo. Ainda que você não acredite, isso não é nada comum. Os gatos apenas limpam a si mesmos ou então quando há um forte vínculo, seja com seus filhos, seus irmãos ou sua mãe.

* Fonte e foto: Meusanimais.com.br.

Compartilhe