MOCÓ

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, ROEDORES.

O Mocó (Kerodon rupestris) pertence à Ordem Rodentia, Família Caviidae e Gênero Kerodon. São animais que se adaptam fisiologicamente aos mais variados tipos de climas e altitudes. Muito parecido com o Preá, caracterizam-se como mamíferos terrestres; herbívoros, sendo que os adultos medem aproximadamente 40 cm, podem pesar até 1 kg e a dentição é desprovida de caninos. Possuem apenas três dedos nos membros posteriores e cauda completamente atrofiada. Os pelos são densos e macios, com uma simpática coloração que varia do amarelo-acinzentado ao alaranjado, com a parte inferior de tonalidades brancas.  Geralmente vivem em pequenas colônias feitas em buracos na terra ou usam cavidades nas bordas das rochas. Possuem hábitos gregários e diurnos.

Têm estado restritos à região do semiárido da caatinga do nordeste brasileiro, onde estão às rochas graníticas que lhes servem de refúgio, quando ameaçados pelos predadores. São excelentes saltadores escalando rochas e galhos de árvores. Sua principal fonte de alimentação é a casca de árvores como mofumbo, faveleira e parreira brava, e o animal pula de galho em galho enquanto procura estas delícias. Mas, quando não as encontra, anda de cabeça baixa vasculhando o chão em busca de gramíneas e folhas. A longevidade em cativeiro é de cerca de 11 anos, apresentando comportamento social e formação de grupos familiares. Estes animais estão sujeitos à intensa ação de caçadores, pelo seu tamanho e carne saborosa muito apreciada pela população rural, além da região gástrica que é utilizada na produção de queijo.

Convém ainda acrescentar que alguns destes roedores enterram as sementes que fazem parte de sua alimentação, contribuindo para o reflorestamento. Sendo assim, é importante a conservação destes animais pela criação em cativeiro, não só para reposição em seus “habitats”, como também pelo grande interesse comercial da carne. Para tanto, é fundamental que ocorra a produção e reprodução no ambiente de cativeiro, seja numa criação comercial ou simplesmente como animal de companhia.

* Fontes: Projeto − Criação de Mocó (2014), de Adaías Inocêncio Gonçalo e Jéssica Karen Pinheiro e nationalgeographicbrasil.com.

* Foto: G1.globo.com.

Compartilhe