CAPIVARA

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, ROEDORES.

A Capivara (Hydrochoerus hydrochaeris) é mamífero roedor da família Caviidae e subfamília Hydrochoerinae. Está incluída no mesmo grupo de roedores da Paca, Cutia, Preá e Porquinho-da-Índia. Ocorre por toda a América do Sul ao leste dos Andes em habitats associados a rios, lagos e pântanos, do nível do mar até 1300m de altitude. Extremamente adaptável, pode ocorrer em ambientes altamente alterados pelo ser humano. É o maior roedor do mundo, chegando a mais de 70kg  e medindo até 1,2 m de comprimento e 60 cm de altura. A pelagem é densa, de cor avermelhada a marrom escuro. É possível distinguir os machos por conta da presença de uma glândula proeminente no focinho, apesar do dimorfismo sexual não ser aparente. Alcança a maturidade sexual com cerca de 1,5 ano de idade, e as fêmeas dão à luz geralmente a quatro filhotes por vez, pesando até 1,5 kg e já nascem com pelos e dentição permanente. Em cativeiro, pode viver até 12 anos de idade.

Alimenta-se de ervas, algas lacustres e ocasionalmente, tal como as cobaias, dos seus próprios detritos para aproveitarem mais a fundo o alimento. As fezes finais têm uma forma oval e são secas. Em cativeiro comem melancia, milho, alface e um amplo leque de frutas e verduras. Como não produz a vitamina C, quando em cativeiro devem ser administrados complementos com a finalidade de evitar o escorbuto, ou proporcionar-lhe alimentação rica nesta vitamina.

É um animal limpo e afável se cumprir uma série de regras muito importantes. Em primeiro lugar, há que ter em conta que as capivaras vivem em grupo. Só alguns machos têm uma vida solitária. Assim sendo, se só quer adotar um exemplar é preferível que este seja macho e castrado entre os 6 e os 9 meses, para evitar que se torne agressivo ao chegar à idade adulta. É animal propenso a insolações, uma vez que o seu pelo em algumas zonas é escasso. Por isso é que ela se rebola na lama para se proteger da radiação solar, daí a necessidade de um tanque de água no ambiente.

A aquisição deve ser feita em lojas de animais com garantias. Fuja das compras na Internet e sem garantias. Tem o dobro da esperança de vida dos seus companheiros em estado selvagem, podendo chegar a viver até mais de 12 anos em cativeiro. É inteligente, aprende truques e vários comportamentos, como pedir comida, sentar-se e demonstrar o seu afeto, entre muitas outras coisas. Tem uma ampla gama de sons para demonstrar a sua satisfação, estado de alerta, submissão e muitos mais sons específicos.

A Capivara pode ser um ótimo animal de companhia se conseguir cobrir as suas necessidades específicas: um lugar para se abrigar, grama, palha e uma piscina rasa para se refrescar. A alimentação também é um ponto crucial, mas não se trata de um tema caro que impeça a sua adoção.

* Fontes: Wikipédia e Peritoanimal.com.br.

* Foto: Bonde.com.br.

Compartilhe