CAMPAINHA-AZUL

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, PÁSSAROS.

O Campainha-azul (Porphyrospiza caerulescens), conhecido também como azulão-do-cerrado, azulinho-de-bico-de-ouro e cidrinho, é uma espécie típica do Cerrado, onde vive geralmente em ambiente aberto de gramíneas, arbustos e árvores baixas. É considerada como espécie próxima de ameaça de extinção também pela rápida conversão de áreas de Cerrado para atividades antrópicas.

Mede entre 12,5 e 13 centímetros de comprimento, com massa corporal entre 13 e 15 gramas. O macho adulto se destaca pela exuberância de sua cor azul vibrante, presente por completo em seu corpo e que dá o seu nome científico (caerulescens) que significa “da cor do céu”, em latim. O macho ainda diferencia-se pela cor amarelo intenso de seu bico. Os machos jovens no primeiro ano apresentam plumagem semelhante à da fêmea e o bico escuro. No segundo ano os machos já apresentam o bico amarelo, mas a plumagem é variegada de azul e marrom fuliginoso-castanho (provavelmente esta plumagem é que tem sido interpretada como sendo a de machos adultos em muda). Apenas no terceiro ano é que os machos adquirem a plumagem inteiramente azul cobalto, típica da espécie. A fêmea tem cor predominantemente marrom, camuflando-se com o ambiente.

Caça o seu alimento forrageando em campo pedregoso de mato ralo, de onde também alça pequenos voos para capturar insetos. Os filhotes são geralmente alimentados com artrópodes de maior porte, tendo sido registrado o consumo de adultos de Orthoptera e Phasmidae e de larvas de Coleoptera e Lepdoptera.

Durante a reprodução, o macho canta em um poleiro próximo ao ninho para delimitar o território. O ninho é em forma de cesto baixo, confeccionado exclusivamente com folhas e hastes florais de gramíneas a poucos centímetros do chão, em meio a arbustos, medindo cerca de 80 milímetros de diâmetro externo e profundidade de 50 milímetros. O ovo mede cerca de 20,4 x 15,4 milímetros. Apresenta coloração creme rosada clara, com algumas poucas e esparsas manchas marrons claras e outras marrom enegrecidas ao redor do polo rombo. Apenas as fêmeas incubam, mas tanto machos quanto as fêmeas se revezam na alimentação dos filhotes. O colorido azul vistoso do macho e seu bico amarelo intenso, chama muito a atenção e pode ser um alvo fácil para predadores. A coloração parda da fêmea lhe permite uma boa camuflagem quando está incubando. A sua coloração se assemelha muito à coloração das gramíneas secas usadas na confecção do ninho e do local onde ele é construído. O tamanho médio da ninhada é de dois filhotes por estação com três ovos cada uma. A incubação dura cerca de 14 dias e os filhotes abandonam o ninho nove dias após a eclosão. Os filhotes e jovens permanecem acompanhando o grupo familiar até a estação reprodutiva seguinte.

Quem tiver a intenção de ter um viveiro com o Campainha-Azul, que o faça através de criadores devidamente registrados no IBAMA, de onde receberá as devidas instruções para que o pássaro tenha uma vida saudável.

* Fonte: Wikiaves.com.br.

* Foto: Pt.wikipedia.org.

Compartilhe