AZUL RUSSO

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, GATOS, RAÇAS.

GATOO Azul Russo é uma raça natural que pode ter se originado no porto de Arkhangelsk, na Rússia. Acredita-se que os marinheiros levaram os Azuis Russos das Ilhas Arcanjo para a Inglaterra e Norte da Europa na década de 1860. A primeira aparição registrada fora da Rússia foi em 1875 no Palácio de Cristal, na Inglaterra. O Azul Russo competia em uma classe que inclui todos os outros gatos azuis até 1912, quando foi dada a sua própria classe.

A raça foi desenvolvida principalmente na Rússia e na Escandinávia até depois da Segunda Guerra Mundial. Antes disso, a falta de Azuis Russos levou a cruzamentos com os siameses. Apesar dos Azuis Russos estarem nos Estados Unidos antes da guerra, foi apenas no período pós-guerra que os criadores criaram o moderno Azul Russo que é visto nos EUA hoje. Isso foi feito através da combinação das linhagens de ambos os Azuis Escandinavos e Russos Ingleses. Hoje em dia, os siameses não são mais necessários para originar a raça. Infelizmente para os criadores de pelo curto cor cinza ou azul, gatos dessa cor são mais frequentes em raças mistas.

Azuis Russos são de pelo curto. Geralmente tem olhos verdes e tem sido utilizados de forma limitada para criar outras raças (como o Havana Brown) ou alterar raças existentes (como o Nebelung). Durante os anos 1970, um Azul Russo branco (o chamado Russo Branco) foi criado pelo australiano Mavis Jones através do cruzamento de um Azul Russo com um gato doméstico branco. No final de 1970, os russos brancos e russos cores pretas foram aceitos por criadores de gatos na Austrália como gatos russos (em classes diferentes). No entanto, na América do Norte, o Cat Association Fanciers não reconhece a variação do Azul Russo.

O Azul Russo tem brilhantes olhos verdes, quase sempre de tom escuro e vívido. Qualquer mancha branca nos olhos ou na pele, ou amarela na fase adulta, são consideradas falhas em gatos de apresentação. A cor é cinza-azulada. A pelagem é conhecida como uma “pele dupla”, com o subpelo sendo suave, macio e iguais em comprimento para os pelos exteriores, que são o mesmo azul com pontas prata. A cauda tem listras quase imperceptíveis. Somente Azuis Russos e o francês Chartreux tem este tipo de pelagem, que é descrita como grossa e macia ao toque. As pontas de prata dão ao pelo uma aparência brilhante.

Azuis Russos não devem ser confundidos com Azuis Britânicos, que não é uma raça distinta, mas sim gato de pelo curto inglês com uma pelagem azul. A raça Pelo Curto Inglês em si vem de uma ampla variedade de cores e padrões.

Azuis Russos têm uma expectativa de vida de cerca de 10 a 15 anos, e tem poucos problemas de saúde, já que tendem a ter pouco ou nenhum problema genético e não são propensos à doenças.  Eles são gatos de tamanho moderado, com um peso médio de 3,5 a 7 kg quando adulto. O macho é tipicamente maior que a fêmea. Seu período de gestação é de aproximadamente 65 dias.

O Azul Russo é um gato extremamente dócil, excelente para companhia pelo seu dono e temperamento tranquilo, bastante tímido, discreto e gosta de crianças. São felinos bastante brincalhões, porém muito reservados com estranhos. Costumam ser boas companhias para pessoas sozinhas, e idosos, além de ter uma boa facilidade para se adaptar com cães. São uma boa alternativa para pessoas que possuem muitas tarefas e que não conseguem dar atenção o tempo todo para o bichano, já que eles conseguem muito bem passar um bom tempo brincando sozinhos com seus brinquedos. É muito conhecido por ser uma raça dócil e muito equilibrada, chegando até mesmo a ser bem tranquila em qualquer ambiente.

Os felinos da raça Azul Russo são excelentes caçadores de pequenos animais, e certamente você irá se deparar com ele caçando pequenos insetos. O brilho nos olhos indica que está à procura e principalmente o foco de onde a sua visão está para que planeje um ataque. Muitas vezes tem a habilidade de ser imperceptível e realizar um ataque em seus donos, porém tudo não passa de uma grande brincadeira. Adoram correr, pular, sabem receber ordens e obedecer muito bem, possuem grandes habilidades para assimilar informações e não cometem muitas vezes o mesmo erro, como por exemplo, fazer suas necessidades onde não deveria.

Não gostam de ser guiados ou mesmo conduzidos por coleiras, por isso deverão ser sempre soltos para serem mais felizes. Se você quiser este é um gato exemplar para treinos e exposições de atividades diversas, que certamente com carinho e paciência ele irá aprender muitas coisas divertidas e fazer todos em sua volta ficaram maravilhados com suas capacidades.

As evidências sugerem que o Azul Russo pode ser melhor tolerado por portadores de alergias leves a moderadas. Há especulações de que o Azul Russo produz menos glicoproteína Feld 1, uma fonte de alergia de gato. A grossa pelagem também pode prender os alérgenos mais perto da pele do gato.

* Fontes: Wikipedia e Fofuxo.com.

* Foto: Ospaparazzi.com.

Compartilhe