CORRUPIÃO (SOFRÊ)

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, PÁSSAROS.

O Corrupião é um passeriforme da família Icteridae e seu nome científico é Icterus jamacaii (do grego ikterus, quer dizer amarelo, e do tupi jamacaí, pássaro que come lagartas). Exclusivamente encontrado em território brasileiro e considerado um dos mais lindos pássaros existentes no país, vive especialmente em biomas como Cerrado e Caatinga. Também conhecido como Sofreu, Concriz, João-pinto e Sofrê. Seu canto é considerado um dos mais melodiosos encontrados em todo nosso cotidiano. Costumeiramente visto aos pares, não costuma acompanhar bandos mistos de aves. É considerada monotípica, uma vez que não apresenta qualquer subespécie conhecida até o momento.

Costuma medir entre 23 a 26 centímetros de comprimento. O macho tem peso médio de 67,3 gramas e a fêmea de 58,5 gramas. Não há dimorfismo sexual, ou seja, não há diferenças de características entre macho e fêmea. Destaca-se a coloração alaranjada e preta. Na cabeça, apresenta um capuz preto, além de dorso, asas e cauda na mesma coloração; no pescoço, é possível avistar um colar de coloração laranja; no peito, ventre e crisso tem um tom ainda mais forte de laranja; tarsos e pés de cor cinza; o rosto não apresenta a pele azulada, característica do gênero Ictericius; olhos claros com a íris amarelo-limão; bico forte e pontudo, com a base da mandíbula na coloração azulada e parte superior negra.

Onívoro (alimenta-se tanto de matéria vegetal como animal), alimenta-se de frutos e sementes, além de insetos, aranhas e outros pequenos invertebrados. Também gosta muito de flores, como as do ipê-amarelo e do mulungu, sendo esta última responsável pelo forte tom laranja de suas penas. Assim como outros de sua espécie, usa uma técnica bem interessante para alimentação, conhecida como espaçar, que se trata da introdução de seu fino bico em uma fruta ou madeira podre, por exemplo. Assim, ao abrir as mandíbulas, consegue abrir um espaço necessário para espiar e colher o seu alimento no interior. Em alguns casos, pode até se alimentar de ovos de outras espécies, o que gera um grande problema, de acordo com o local onde se instala.

Atinge a maturidade sexual entre os 18 e 24 meses de vida, quando já está apto para reproduzir. Por vezes, constrói o próprio ninho, no entanto, o mais comum é usurpar ninhos de outras espécies. E o faz enquanto ainda há ocupantes: coloca-os para fora, sejam adultos ou filhotes. Normalmente, reproduz entre a primavera e o verão, colocando de 2 a 3 ovos por vez, cerca de 2 a 3 vezes por estação. O período de incubação leva duas semanas, e os filhotes saem do ninho cerca de 15 dias depois do nascimento. Os filhotes nascem com a mesma coloração dos pais, onde a única diferença é um brilho menos intenso – a chamada “pena de ninho”, mais fosca. Em cativeiro, a reprodução pode ser tentada com gaiolas de madeira de 25 cm x 15 cm x 15 cm. Costuma ser arisco, exceto com seu dono. Basta que ele o veja para que se torne bastante agradável e sociável.

O canto é um dos mais belos e melodiosos encontrados na natureza das Américas. Além disso, ele também tem a habilidade de imitar outras aves e diversos sons, como o hino nacional, por exemplo – claro, neste caso, a ave deve ter acesso ao áudio em questão.

* Fonte: Portaldospassaros.com.br.

* Foto (05/10/2014, Pousada Casa de Geleia−BA): Claudia Brasileiro, em ebird.org.

Compartilhe