PAVÃO

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, OUTROS.

Pavão é o nome comum em língua portuguesa para três espécies de aves dos gêneros Pavo e Afropavo que estão dentro da família Phasianidae (que inclui os Galos e os Faisões). Existem duas espécies de origem asiática, o Pavão-azul ou Pavão-indiano, originário do subcontinente indiano, e o Pavão-verde-de-Java, do sudoeste asiático; há ainda uma espécie africana, o Pavão-do-Congo, nativa da bacia do Congo. Os machos são reconhecidos por seus chamados penetrantes e sua plumagem colorida. Essa última característica mais proeminente nas espécies asiáticas que apresentam uma longa cauda colorida, repleta de olhos que abrem em leque num ritual de acasalamento. As funções da elaborada coloração iridescente e grande cauda dos pavões têm sido objeto de amplo debate científico. Charles Darwin sugeriu que estas serviam para atrair as fêmeas, e as características mais vistosas dos machos evoluíram por seleção sexual. Mais recentemente, Amotz Zahavi propôs em sua teoria do Princípio do handicap que essas características agiam como sinais claros da aptidão dos machos, uma vez que os machos menos aptos seriam prejudicados pela dificuldade de sobreviver com estruturas tão grandes e distintas.

Falando das características de forma geral, em todas as espécies as fêmeas são menores em peso e envergadura, sendo os machos significantemente maiores por conta da sua longa cauda que é chamada de trem. A cauda ou trem dos pavões não consiste em penas de cauda propriamente ditas, mas em penas de sobre cauda muito longas. Essas longas penas possuem ocelos que são mais visíveis quando o pavão abre seu trem em leque. Ambos os sexos de todas as espécies possuem uma crista de penas acima da cabeça. Quanto aos filhotes, nas três espécies as cores são mistas. Há variação entre amarelo pálido e pardo, com manchas de cor marrom-escuro ou castanho claro e marfim.

Os híbridos entre o Pavão-azul e Pavão-verde-de-Java são chamados Spalding, em homenagem à primeira pessoa a hibridizá-los com sucesso, Keith Spalding. Quanto ao Pavão-azul, além da coloração “azul” do tipo selvagem, várias centenas de variações de cor e padrão são formas reconhecidas pelos criadores em separado do natural azul-indiano. Variações de cores e padrões são aprovadas pela United Peafowl Association para se tornarem oficialmente reconhecidas como uma metamorfose entre os criadores. Os pavões de cores alternadas nascem de cores diferentes dos pavões do tipo selvagem. Ocasionalmente, aparecem pavões com plumagem branca. Embora existam pavões albinos, isso é bastante raro, e quase todos os pavões brancos não são albinos, eles têm uma condição genética chamada leucismo, que faz com que as células pigmentares não migrem da crista neural durante o desenvolvimento.

São aves florestais que passam o dia no chão e à noite se empoleiram em arvores. No chão fazem também seus ninhos e é onde as fêmeas passam a fase de criação dos filhotes. Costumam alimentar-se de achados terrestres e vegetais. Todas as espécies são reconhecidamente polígamas. Assim como outros membros dos Galliformes, os machos possuem esporões ligados ao seu metatarso de cada perna, utilizados em brigas. Em acasalamento, a principal forma que o macho utiliza para atrair as fêmeas é seu canto. Alguns estudos sugerem que a complexidade da “canção” produzida pela exibição dos machos poderia impressionar as fêmeas. Os pavões costumam cantar imediatamente antes, imediatamente depois ou até mesmo durante a cópula.

São onívoros e comem muitas plantas, pétalas de flores, sementes, insetos e outros artrópodes, pequenos repteis e anfíbios. Na natureza encontram seu alimento ciscando na serapilheira ao amanhecer ou ao anoitecer. Quando o dia está mais quente, eles entram nas partes mais arborizadas das florestas a fim de se proteger do calor. Não são aves exigentes e comem de quase tudo que couber em seus bicos e se considerarem capazes de digerir. Costumam caçar insetos como formigas, grilos, cupins e outros artrópodes e pequenos mamíferos.

Domesticados, costumam comer pão e grãos rachados, como aveia e milho, queijo e arroz cozido. Foi dito por criadores que os pavões também gostam de alimentos ricos em proteínas, incluindo larvas que infestam suas moradias, diferentes tipos de carne e frutas, bem como vegetais, incluindo folhas verdes escuras, brócolis, cenoura, feijão, beterraba e ervilha.

* Fonte e foto: Wikipédia.

Compartilhe