FESTA DE SANTO ANTÔNIO EM 1913

Postado por e arquivado em ARTIGOS.

TEXTO: JORNAL O COMMERCIO (1913)

Teve logar no dia 13 do corrente, nesta cidade, o final da festa de nosso Glorioso Padroeiro Santo Antonio.

Tanto as trezenas como a procissão final estiveram bellissimas, não só pela bôa ordem observada em todos os actos, como tambem pelo avultadissimo numero de fieis presentes.

A festa esteve deslumbrante, sendo dignos de francos elogios os Srs. festeiros Cap. Francisco Irineu Borges, Te. Joaquim Francisco Guimarães e Te. Carlos Nogueira, pelos esforços empregados para que a festa tivesse inusitado brilho.

O programma que, em outra parte d’esta folha, foi por diversas vezes publicado, , teve excrupuloso desempenho.

O Revdo. Conego Getulio de Mello, apezar de não ter auxiliar e de sua avançada edade, foi incansavel no desempenho de seu sagrado officio, tendo, ao recolher-se da procissão, prendido por muito tempo a attenção do numerosissimo auditório, fazendo o panegyrico do glorioso Festejado.

A philarmonica “Santa Cecilia” desempenhou cabalmente o seu [?]… tambem credora de [?].

Ao habil pyrotechnico Sr. Manoel Peres Corrêa, incumbido do castello, felicitamos pelo feliz desempenho que deu à sua incumbencia.

Os leilões de prendas estiveram animadissimos, para o que muito concorreu o intelligente leiloeiro nosso amigo Te. Manoel Alexandre Ferreira.

Emfim, a festa de nosso Glorioso Padroeiro esteve bellissima, sem uma nota dissonante, pelo que damos parabens a todos os que contribuiram para o seu esplendor.

Foram eleitos festeiros para 1914 os srs. Cap. João Gualberto de Amorim, Aurelio Caixeta de Mello e Cap. Virgilio Borges, nossos amigos e assignantes.

* Fonte: Texto publicado com o título “Festa de Santo Antonio” na edição de 22 de junho de 1913 do jornal O Commercio, do arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, via Altamir Fernandes.

* Foto: Dois primeiros parágrafos do texto original.

Compartilhe