APOSTOLADO DA ORAÇÃO DA PARÓQUIA DE SANTO ANTÔNIO COMPLETA 100 ANOS

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Na cidade de Patos de Minas, o Apostolado da Oração teve sua gênese na igreja matriz de Santo Antônio (hoje catedral diocesana), que à época era a única paróquia da cidade. Em relatório elaborado pelo vigário Cônego Manoel Fleury Curado, referente ao ano de 1920, o mesmo fala do movimento religioso e, no item “Irmandades”, afirma: “não existe nenhuma”. No entanto, completa: “Está sendo organizada a do S. Coração de Jesus (Apostolado da Oração)”.

No Livro de Tombo nº 1, da referida paróquia, no termo da visita pastoral de Dom Eduardo Duarte e Silva, bispo de Uberaba, ocorrida de 11 a 14 de junho de 1921, lê-se: “… a pedido do Vigário, foi fundado o Apostolado da Oração nesta paróquia”.

Já o registro do grupo junto ao Secretariado Nacional aconteceu apenas em 1923, conforme se lê no termo de abertura do livro nº 3 de registro de admissão de associados: “Centro do Apostolado da Oração de Sto. Antônio de Patos de Minas agregado por decisão do Diretor Diocesano no dia 9 de junho de 1923, registrado na lista dos Centros do Secretariado Nacional sob o Nº 1.166”.

O Anuário Eclesiástico da Diocese de Uberaba faz referência pela primeira ao Apostolado da Oração em Patos de Minas no ano de 1933, informando que nesse ano a paróquia contava com 38 zeladores e 882 associados. E, no relatório do ano de 1937, o Anuário contabiliza 1.078 membros, sendo 290 homens e 788 mulheres, na cidade e nas capelas rurais.

Destaque-se que a recuperação desta história ocorreu através de pesquisas realizadas pelo Padre Doutor Nilson André Fernandes, do clero da diocese de Patos de Minas, por ocasião de seu doutoramento pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Atualmente, o Apostolado da Oração da Paróquia Santo Antônio conta com cerca de 100 membros, tem como diretor local o Padre Adivaldo Silveira e como coordenadora, Ivone Mundim.

A Reunião Mensal ocorre na 1ª sexta-feira do mês, às 17h30, e, em seguida, às 19h, a missa votiva do Coração de Jesus, que também acontece às 6h30 com participação de grande número de pessoas, inclusive de outras paróquias. Às quintas-feiras é feita a adoração eucarística e a Hora Santa especial nas vésperas da primeira sexta-feira do mês. Cem anos do Apostolado da Oração na Paróquia Santo Antônio de Pádua e na cidade de Patos de Minas.

Também mensalmente, nas residências dos membros, é rezado o Terço em honra de São Francisco Xavier. Além disso, mensalmente, o grupo oferece um lanche especial aos seminaristas do Seminário Maior da diocese.

A semente plantada na paróquia Santo Antônio germinou e hoje o Apostolado da Oração conta com 18 grupos nas 8 paróquias da cidade e no Seminário Maior da diocese, sendo as paróquias: Nossa Senhora do Rosário, Santa Terezinha do Menino Jesus, Nossa Senhora da Abadia, São Benedito, São João Batista, São Pedro e São Paulo, São Vicente de Paulo e Santo Antônio de Pádua, onde tudo começou.

Desde 1997, por iniciativa de Celma Vida, membro da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, falecida em 2020, é realizado anualmente um encontro interparoquial do Apostolado da Oração, com a participação de todos os grupos da cidade e da zona rural. Por 5 vezes, a cidade recebeu a visita do diretor nacional do Apostolado da Oração, sendo Padre Otmar Schwengber em 2010 e Padre Eliomar Ribeiro em 2015, 2016, 2017 e 2018.

Desde os anos 1970, a cidade participa anualmente da Romaria Nacional do Apostolado da Oração ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, bem como participou do 1º e do 2º Congresso Nacional do Apostolado da Oração, no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba, SP, em 2016 e 2018.

Além disso, em 2019, 21 pessoas da cidade participaram das comemorações dos 175 anos do Apostolado da Oração na França e na Itália.

* Fonte e foto: Texto de Leonardo Damasceno, Membro do Apostolado da Oração da Paróquia Santo Antônio de Pádua, publicado com o título “Cem anos do Apostolado da Oração na Paróquia Santo Antônio de Pádua e na cidade de Patos de Minas” na edição de 05 de junho de 2021 do jornal Folha Patense.

Compartilhe