CASCUDO

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, PEIXES.

O nome Cascudo se refere a um conjunto de espécies pertencentes a família Locariidae, tendo origem na América do Sul e Central. São mais de 200 espécies, com diferentes tamanhos, cores e padrões. Seu corpo é revestido de placas ósseas e com a boca especializada em sucção, situada na face ventral do animal. Justamente por essa boca com muito poder de sucção, podem ficar muito tempo grudados em rochas e troncos, além de terem grande capacidade de revirar o substrato a procura de alimento. Alguns não chegam a 10 cm de comprimento, mas maioria chega a 30 cm, outros podendo ter mais de 50 cm. Cabeça avantajada com olhos pequenos no topo, possuindo a capacidade de controlar a quantidade de luz a que são expostos, através de uma membrana que os cobre; barbatana caudal em formato de meia lua. É uma das espécies mais difundidas em aquários por todo o mundo devido a sua aparência diferenciada e facilidade para criar.

Pela variedade nos comprimentos, cada espécie tem um tamanho mínimo de aquário necessário. Têm hábitos noturnos, no foto período a atividade tende a ser limitada. Como a maioria das espécies é tímida, o aquário tem que ter troncos e tocas para que eles possam se esconder da luz, outros peixes e até das pessoas perto do aquário. Geralmente pacífico, é peixe de fundo, portanto será possível vê-lo se deslocando devagar por todo o fundo do aquário. Enquanto se desloca, irá consumir algas e outros resíduos. Não é estritamente detritívoro, então é importante complementar a alimentação com alimentos mais apropriados.

Também preferem algas com correnteza no seu habitat natural, então ter um aquário com um fluxo adequado de água pode recriar essa experiência e deixá-lo ainda mais confortável. Em geral não se alimentam de plantas, não são uma espécie indicada para aquários plantados. Como espécie que revira o fundo, além de se enfiar em vários cantos do aquário, acaba soltando e despedaçando com muita facilidade as plantas. Isso pode destruir todo o trabalho na montagem de um aquário plantado.

No geral são onívoros e vão comer o que couber na boca deles, mas cada espécie pode ter uma preferencia específica. Alguns se alimentam mais de outros animais, outros de vegetais e, algumas espécies, até de madeira. O importante é nunca deixar que eles se alimentem apenas de algas. Muitas pessoas acreditam que esse é o único alimento que eles necessitam, mas não é verdade. O Cascudo necessita de uma dieta completa e balanceada, que pode ser atingida com rações específicas ou para outros peixes de fundo. A dieta pode ser complementada com vegetais como pepino e brócolis.

Em termos de comportamento, costuma não ter problemas com outras espécies. Não são peixes briguentos, nem costumam ser territoriais com outras espécies. Algumas espécies específicas não convivem bem com outros exemplares da mesma espécie. Então para evitar brigas, pesquise o comportamento da espécie, antes de adquirir qualquer peixe. Também é indicado não os manter com peixes grandes e lentos, como discos e kinguios, pois são comuns relatos de Cascudos tentando sugar o muco desses peixes. Apesar de não ser um ataque, esse comportamento pode causar sérios danos aos peixes atingidos, podendo levar o animal ao óbito. Espécies muito maiores que os cascudos também podem acabar comendo-os, especialmente quando eles ainda são jovens. Isso apresenta dois problemas, já que tanto o Cascudo morre, quanto os espinhos e placas ósseas do Cascudo podem causar a morte do peixe que o atacou.

* Fonte: Texto de Rodrigo Matos, aquarista há mais de 20 anos, com dezenas de aquários montados a longo dessas duas décadas. Sua especialidade são aquários plantados, porém têm experiência com aquários marinhos, ciclideos, criação de neocaridinas, bettas, nanos, dentre outros. Em peixeseaquarismo.com.

* Foto: Pescagerais.com.br.

Compartilhe