ARRAIA MOTORO

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, PEIXES.

arraia-motoroAntes de qualquer palavra a respeito desse peixe é fundamental destacar que é perigoso e que requer muita atenção durante seu manuseio e manutenção. A Arraia Motoro possui um ferrão no topo da nadadeira dorsal que usa para se defender quando assustada ou ameaçada. A ferroada provoca dor muito intensa, exigindo consulta médica urgente para evitar necroses. A cada seis meses aproximadamente ela troca de ferrão, e esse, mesmo após ser descartado, deve ser retirado do aquário com muito cuidado, pois seu veneno continua ativo por um certo período.

Comumente encontrada em alguns países da América do Sul (Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Paraguai, Peru e Uruguai), a Arraia Motoro (Potamotrygon motoro) é um peixe cartilaginoso com tamanho médio quando adulto de 60-70 cm de diâmetro do disco e 100 cm contando com a cauda. Também conhecido pelos nomes Arraia Manchada, Arraia Pintada, Motoro Stingray e Ocellate Stingray. Sua cor pode variar do castanho claro, castanho escuro, cinza e negro, quase preto. Suas manchas também variam de padrão e de espessura dos círculos e das argolas, mas de forma geral o centro será claro e a extremidade será escura. Podem ou não ocorrer pintas ou pequenas manchas irregulares ao longo do corpo.

Carnívoro e predador, na natureza sua dieta consiste basicamente de pequenos peixes e invertebrados encontrados no substrato. No aquário devemos oferecer duas vezes ao dia camarões, minhocas, moluscos diversos, larvas de tenébrios e pedaços de filé de peixe. É uma espécie que costuma recusar alimentos industrializados. Pequenos peixes não são recomendados, pois podem contaminar a Arraia. Como é uma espécie de difícil reprodução em aquários recomenda-se obter informações com um criador experimentado.

São peixes pacíficos com outras espécies, podendo haver agressividade entre machos. Não é aconselhável mantê-la com peixes agressivos, que possuem hábitos mordiscadores, tanques pequenos que dificultem seu desenvolvimento ou outros peixes de fundo em pouco espaço. Estes devem ser grandes o suficiente para não caberem na boca da Arraia Motoro, do contrário, correrão o risco de serem predados, pois sendo uma predadora nata encarará tudo que possa comer como alimento. É interessante evitar a introdução de peixes de fundo, pois competirão pelo espaço existente. Ciclídeos de porte médio à grande (Ciclídeos Chocolate, Bocas-de-Fogo, Carás, Acarás Bandeiras, Acarás Severos, Acarás Festivos etc.) e peixes de porte médio e rápidos (Barbos Conchônio, Barbos T, Barbos Sumatras, Tetras-do-Congo, Tetras Colombianos, Dânios Gigantes etc.) são boas escolhas como companheiros.

O tamanho mínimo recomendado do aquário é de 1500 litros para um casal com tanque de no mínimo 250 cm de comprimento e 150 cm de largura, para que a espécie possa nadar sem problemas de espaço. A altura não é significativa, podendo ser qualquer valor a partir de 50 cm. São peixes de fundo que costumam se enterrar no substrato, por isso é muito importante que esse seja de areia muito fina própria para arraias. São particularmente muito sensíveis à amônia e à falta de oxigênio.

OPINIÕES

Espécie extremamente bonita e de comportamento interessante. Mantive uma fêmea de Arraia Motoro por um ano em meu aquário amazônico comunitário, sem maiores problemas. O único inconveniente da espécie é a alimentação. Apesar de devorar rapidamente peixes pequenos, minhocas, filé de peixe e camarões vivos, a Motoro não aceita muito bem rações industrializadas, dificultando sua manutenção. Não deve ser mantida com peixes mordiscadores, pois é bastante suscetível a fungos, e a infestação destes nas lesões pode rapidamente levá-la à morte. Além disso, como todos os peixes cartilaginosos, é extremamente sensível ao cobre e seus compostos. (Daniel Machado)

A Arraia Motoro é um peixe fascinante, de comportamento muito particular. É bastante pacífica, o que não quer dizer que não comerá todos os peixes pequenos que estejam ao seu alcance. Eu a mantenho num aquário de 600 litros com um substrato de areia fina, de modo que possa se enterrar. A alimentação é um pouco exigente, apenas aceita vermes (minhocas) e peixes pequenos. Deve considerar que tem um apetite voraz pelo qual consome grandes doses de alimento, por conseguinte é necessária uma filtração mecânica potente. Deve-se ter cuidados com o ferrão que pode causar feridas dolorosas, mas apenas utiliza-o em casos extremos. A arraia parece reconhecer à pessoa que a cuida, dado que come da minha própria mão. É um peixe muito recomendável, mas para aquaristas com experiência dado que requerem bastante atenção. (Cristian Lau)

Tive uma fêmea, pelo que sei. Ela veio bem pequena. O meu aquário tem 200 litros e ela se adaptou muito bem. Estava com uma Arraia-pintada, que, infelizmente, resistiu pouco. Comia demais e adorava o patê de coração bovino, além de outras comidas que chegavam ao fundo do aquário, porém, não suportava artêmias. Pegava tenébrios com muita voracidade, assim como pequenos peixes mortos que sumiam na sua imensa boca. Quando o alimento era maior, conseguia cortar em pedaços para comê-lo aos poucos, envolvendo-o com seu corpo e fazendo o trabalho com a boca. Os peixes pequenos sumiam à noite. Assim, não seria ideal colocá-la junto com peixes pequenos e muito lentos. Já com meus Apaiaris Albinos, que chegaram depois, ela se comportou muito bem, e até pareciam bem entrosados, porém eu gastava uma boa grana com comida. Também aceitou bem a companhia dos cascudos. A Arraia Motoro é um animal magnífico, que reconhece o dono, porém, é preciso cuidado com o manejo, já que o ferrão pode causar ferimentos que doem muito. No aquário, ela tinha um imenso espaço livre para nadar, e as plantas ficavam nas laterais, com um tronco formando uma gruta onde ela se abrigava da luz. O substrato que usava era de areia fina, onde ela podia se enterrar e ficar apenas com os olhos aparecendo. Muito resistente a doenças, então, quando bem adaptadas, vivem longos anos em aquários bem manejados e recebendo uma alimentação de qualidade. (Bruno Brum)

* Fontes: Aquaflux.com.br e Aquahobby.com.

* Foto: Nomarprofundo.blogspot.com.br.

Compartilhe