PLATI

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, PEIXES.

O Plati, ou Platy, referente a duas espécies do gênero Xiphophorus (Xiphophorus maculatus e Xiphophorus variatus), é comum na América Central e no México. As espécies conseguem procriar entre si e assim, hoje em dia, é até difícil distinguir entre as duas, já que se cruzaram muitas e muitas vezes no aquarismo. Esse excesso de misturas acabou gerando muitas cores e características diferentes, possibilitando colorações como preto, azul, dourado, vermelho, verde e marrom. Além disso, também é possível ter muitas cores misturadas gerando diversas gradações. A diferenciação entre macho e fêmea é muito fácil e se torna importante na hora de escolher a população do aquário, ainda mais se houver a intenção de reprodução. O macho é mais magro e possui a cauda anal, debaixo do corpo, modificada em gonopódio. As fêmeas são mais rechonchudas e possuem cauda anal em formato de leque. Podem chegar a 6 cm de comprimento e a expectativa de vida é de 3 a 5 anos.

É uma espécie extremamente pacífica e ativa, muito apropriada para aquários comunitários. Apesar de não ser definido como um peixe de cardume, eles costumam se sentir melhor em aquários com outros peixes da sua espécie. Por ser pequeno, vale a pena adquirir alguns exemplares para colorir e alegrar o aquário. São extremamente propensos a reprodução, tanto que podem até cansar as fêmeas devido a insistência para procriar. Dessa maneira, é recomendado respeitar a proporção de um macho para cada duas fêmeas. Assim, elas terão tempo de descansar e dividir a atenção dos machos.

Assim como qualquer outro peixe, os Platis precisam de cuidados com seu ambiente para viver bem e saudável. Eles precisam de um aquário grande o suficiente (1,5 litros por cm de peixes), com uma filtragem adequada (vazão de 5 a 10 vezes a quantidade de litros) e na temperatura  (20 a 26ºC) e pH ideais (7,0 a 8,0). Um ponto importante sobre o tamanho do aquário é que deve ser observado se eles estão se procriando. Devido a sua grande capacidade de se reproduzir, o aquário pode rapidamente se tornar superlotado, sendo necessário um novo aquário ou dar um destino diferente aos alevinos.

Sendo onívoros, se alimentam tanto de matéria vegetal como animal. O recomendado é uma ração confiável à base de vegetais e oferecer periodicamente alimentos vivos, como artêmias, já que isso contribuirá tanto para sua nutrição quanto para o bem estar emocional do peixe.

Como é uma espécie pacífica, não costuma demonstrar nenhuma agressividade com outros peixes. A única exceção é quando estão para se reproduzir e não há fêmeas em proporção suficiente para todos os machos. Nesse caso podem ocorrer disputas pontuais. Portanto, é recomendável uma proporção de duas fêmeas para cada macho. No caso de outras espécies, são adequados os que não sejam grandes o suficiente para comê-los, evitando espécimes agressivas, que possam atacá-los. No geral, os Platis se dão bem com muitas espécies, como guppies, molinésias e espadas, sendo possíveis de manter até com bettas.

* Fonte: Peixeseaquarismo.com, em texto de Rodrigo Matos.

* Foto: Fundodomar.loja2.com.br.

Compartilhe