1.ª FESTA ANUAL DO TRIGO: REPERCUSSÕES

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Sr. Hipolito de Freitas Moura

A edição especial, com que “Folha de Patos” sublinhou a Festa do Trigo, valeu por excelente propaganda de nossa urbe, e da região que a tem como Capital. Alem de numero infindavel de transcrições na imprensa do país, ela provocou verdadeira onde de interesse, manifestado de varios modos. De Cons. Lafayete, vieram dois tecnicos, oferecer seus serviços a Moinhos Minas Gerais, com apresentação do Delegado Regional.

De Ituiutaba, na ponta do Triangulo, veio o senhor Hipolito de Freitas Moura, credenciado pela Associação Comercial, Industrial e Agro-Pecuaria, que a ele faz grandes referencias o sr. Freitas Moura, que é grande acionista da Companhia do Trigo Nacional, declarou ter vindo exclusivamente por efeito da propaganda em torno de Patos, por aquela nossa edição. Voltou conhecendo toda a cidade e visitou, alem dos moinhos e armazens da Companhia, a fazenda Santa Terezinha, onde o rebanho Gir, e as terras ora em preparo para o trigo.

Retornou a Ituiutaba transformado em grande propagandista de Patos e possivelmente virá administrar uma das fazendas da Moinhos.

Dr. Luiz Amaral

De regresso das capitais de Minas e São Paulo, já está entre nòs o dr. Luiz Amaral, ilustre presidente da Moinhos Minas Gerais S.A.

Trabalhador incansavel, a estada do dinamico dirigente da moinhos em nosso meio, vale por novas perspectivas de melhoramentos e de progresso para a região.

Traz sempre novos problemas a serem agitados, novas sugestões e animo renovado para os grandes empreendimentos de desenvolvimento do cultivo do trigo entre nós e de outros surtos de progresso.

A esse batalhador eminente de nossas boas causas, à nossa prazeirosa visita.

A proxima vinda de Tecnicos Agricolas a Patos

Nas vesperas de viajar para esta cidade, o presidente da Moinhos Minas Gerais S.A. manteve duas longas conferencias com tecnicos agricolas, cujas atenções foram despertadas pelo noticiario da Festa do Trigo. De resto, todos os 650 delegados ao Congresso Nacional de Veterinaria, realizado em Belo Horizonte, ouviram com atenção os hinos cantados a Capital do Trigo.

Podemos informar, de acordo com as palavras daquele diretor da Moinhos, que nos primeiros dias de outubro aqui chegará uma comissão mista de tecnicos do Ministerio e da Secretaria da Agricultura, afim de procederem a demorados estudos sobre os varios aspectos de nossas atividades e possibilidades agricolas. Virão em caminhonete do Ministerio, trazendo todo o instrumental necessario a seus trabalhos cientificos.

Fazem parte da referida Comissão Mista do dr. Leandro Vetore, diretor do Serviço de Pesquizas do Ministerio da Agricultura, e o dr. Omar Viana, do mesmo Ministerio, não nos constando ainda os nomes dos representantes da Secretaria da Agricultura mineira.

* Fonte: Textos publicados na edição de 19 de setembro de 1943 do jornal Folha de Patos, do arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho, via Marialda Coury.

* Foto: Do arquivo do MuP, publicada em 22/07/2016 com o título “Moinho de Trigo em 1940”.

Compartilhe