TONHO DIAS INSTALA SISTEMA INÉDITO DE ILUMINAÇÃO NO SEU COMÉRCIO − 1911

Postado por e arquivado em ANÚNCIOS, COMÉRCIO.

Dos quinze filhos de Antônio Dias Maciel (Barão de Araguari)/Flaviana, Antônio Dias Maciel Júnior (Tonho Dias) foi o oitavo. Em 1907 construiu um imóvel na esquina do Largo do Rosário com a Rua 07 de Março² para servir de moradia à família e ao seu comércio³, imóvel este milagrosamente ainda de pé. Em 1920, Zama Alves Pereira adquiriu o imóvel e o comércio³. Era o típico secos e molhados como todos os outros existentes naquela época e que, como a maioria, só vendiam à vista. Em 1911, Tonho Dias instalou no imóvel um sistema de iluminação inédito em Patos sem ainda o “de Minas” que foi elogiado pelo jornal O Commercio.

* 1: Entre 1864 e 1870 foi construída uma capela em frente onde hoje está o prédio da Rádio Clube de Patos, conhecida por Nossa Senhora do Rosário. Por isso aquele local era conhecido como Largo do Rosário. Leia “Capela do Rosário” e “Histórico da Igreja do Rosário”.

* 2: A Rua 07 de Março é a atual Olegário Maciel.

* 3: Leia “Casa da Família de Zama Alves Pereira”.

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Fonte: Anúncio publicado na edição de 30 de abril de 1911 do jornal O Commercio, do arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, via Altamir Fernandes.

Compartilhe