O comércio do início do século 20 era caracterizado pelos secos e molhados, que vendiam praticamente de tudo, geralmente produtos vindos do Rio de Janeiro, fato largamente anunciado pelos proprietários nos jornais da época. Outra característica geral a todos eles, sem exceção, está nos dizeres desse anúncio da Casa do Totó, de Almerio Gonçalves de Amorim: É o negociante desta praça que vende por preços mais reduzidos; é uma verdade que não pode ser contestada. Se todos vendiam essa máxima, dá para se imaginar que os potenciais compradores ficavam aturdidos. Sobre a elaboração artística do anúncio, como o jornal O Trabalho era editado à base de bico de pena por Fortunato Pinto da Cunha e depois mimeografado, demais é o capricho das bolinhas do nome do comércio.
* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.
* Foto: Anúncio publicado na edição de 1.º de março de 1908 do jornal O Trabalho, do arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, via Altamir Fernandes.