CASA ONDE MOROU DR. ADÉLIO DIAS MACIEL

Postado por e arquivado em 2013, DÉCADA DE 2010, FOTOS.

Em maio de 1997, o SEMEC/Divisão de Patrimônio Histórico da Prefeitura Municipal de Patos de Minas afixou uma placa na casa onde residiu o Dr. Adélio Dias Maciel, situada no n.º 452 da Rua Olegário Maciel, entre Avenida Getúlio Vargas e Rua Tiradentes. Lá está registrado que o imóvel foi construído em 1922, serviu de moradia ao doutor e chegou a hospedar o cientista Carlos Chagas.

Nesta placa há nela duas informações que podem gerar interpretação errônea. Está lá que o Dr. Adélio foi o 1.º Médico de Patos de Minas. Esta afirmação, sem a devida explicação, faz o patense crer que a Medicina só chegou à cidade depois da formatura do referido. O 1.º Médico que trabalhou na cidade foi o Dr. Antônio Zacharias Álvares da Silva, formado no Rio de Janeiro e com especialização na Europa, que atuou entre 1886 e 1889. No final do século 19 clinicaram Dr. Guilherme Peixoto, Dr. Josias Victor Rodrigues e Dr. Pedrosa. No início do século 20 foi a vez do Dr. Euphrásio José Rodrigues, que aqui clinicou até sua morte, em 12 de fevereiro de 1957. Em 1906 veio de Paracatu o Dr. Laudelino Gomes da Silva. O correto, para não gerar confusão, é afirmar que o Dr. Adélio Dias Maciel foi o 1.º patense a se formar em medicina.

A placa indica também que o Dr. Adélio foi o 1.º Deputado Constituinte de Patos de Minas. É o mesmo caso anterior. Está registrado na Ata de Instalação do Congresso, em 07 de abril de 1891, os nomes dos 54 ilustres constituintes mineiros, entre eles o de Olegário Dias Maciel. Olegário nasceu em Bom Despacho e aqui chegou criança, tornando-se um ícone no Município, no Estado e no Brasil. O correto, para não gerar confusão, é afirmar que o Dr. Adélio Dias Maciel foi o 1.º patense a se tornar Deputado Constituinte.

NOTA: Adélio Dias Maciel faleceu em 09 de agosto de 1953, aos 64 anos.

0* Texto e foto (11/06/2013): Eitel Teixeira Dannemann.

Compartilhe

You must be logged in to post a comment. Log in