CRUZEIRO DO SUL

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, PEIXES.

O Cruzeiro do Sul (Hemiodus gracilis), também conhecido como Charuto, é encontrado em águas claras com alguma vegetação, alto índice de oxigênio e fluxo contínuo nas bacias dos Rios Negro, Tapajós, Madeira, Solimões, Amazonas e Orinoco. Tem corpo ligeiramente achatado, prateado, com tons esverdeados e cauda profundamente bifurcada. Possui uma faixa preta que começa no meio do corpo e termina na extremidade inferior da nadadeira caudal, e uma forte listra vermelha abaixo da faixa preta na borda inferior da nadadeira caudal. Quando adulto pode alcançar 16 cm de comprimento e a expectativa de vida é de 5 anos.

Aquário ideal com dimensões mínimas de 100 cm de comprimento e 50 cm de largura (pH − 5.8 a 7.2; Dureza − 4 a 15; temperatura − 23°C a 28°C). Espécie bastante ativa precisando de um bom espaço horizontal para nadar. A configuração de seu ambiente consiste em uma decoração simples com substrato arenoso e ramos de raízes espalhados pelo aquário, que pode ser plantado. Em ambos os casos, a água deverá ser rigorosamente bem oxigenada.

Apresenta comportamento extremamente pacífico, mas pode intimidar espécies menores. Gregário, deverá ser mantido em maior número possível. Costuma ser bem tímido quando recém-inserido no aquário. Com o tempo, especialmente se estiverem em grande número, se estabelecem e ficam bastante ativos. Certifique-se de que o aquário esteja bem tampado, pois pode pular distâncias surpreendentes.

Ovíparo (o embrião se desenvolve dentro de um ovo, sem ligação com o corpo da mãe), é peixe de piracema, ou seja, que desova na nascente dos rios, necessitando de correnteza para sua reprodução. Há relatos de sua reprodução em cativeiro. Fêmeas maduras possuem forma do corpo mais roliça, enquanto o macho tem forma retilínea. Dizem que é onívoro (que ou o que come tudo ou de tudo), entretanto sua alimentação em seu ambiente natural é desconhecida. No aquário aceitará prontamente alimentos secos e vivos, devendo ser fornecido regularmente vegetais.

* Fonte: Texto de Edson Rechi em aquarismopaulista.com.

* Foto: Marne Campos, em aquaonline.com.br.

Compartilhe